Cultura

Noite dos Museus no Museu da Música com pianista José Eduardo Martins e cantor Janeiro

O pianista brasileiro José Eduardo Martins, o cantor Henrique Janeiro e um ‘quiz’ musical dedicado ao Festival da Eurovisão constituem o cartaz da Noite dos Museus, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, no próximo dia 19.

O Museu Nacional da Música, na estação de metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, vai estar de portas abertas no dia 19 partir das 18:00 até depois das 24:00.

Um recital de piano de homenagem a Claude Debussy (1862-1918), por José Eduardo Martins, às 18:00, abre a programação, assinalando o centenário da morte do compositor, antecedido por uma introdução pelo pianista, contextualizando a obra do compositor francês, autor da ópera “Pelléas et Mélisande”.

José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, no Brasil, onde estudou com o professor russo José Kliass, tendo seguido para Paris, onde trabalhou com Marguerite Long e Jean Doyen.

O pianista já realizou as integrais de piano de Debussy, Jean-Philippe Rameau, Modest Moussorgsky e Francisco de Lacerda.

José Eduardo Martins é ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Constantin Brancusi, da Roménia, e membro honorário da Academia Brasileira de Música. Em 2004 foi condecorado pelo Governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, e em 2011, com a comenda da Ordem da Coroa, pelo rei dos belgas, Alberto II.

Às 21:30, o Museu da Música recebe Henrique Janeiro, músico escolhido por Salvador Sobral para concorrer este ano ao Festival da Canção, onde apresentou a canção “Sem Título”, que se classificou em 4.º lugar na final.

Henrique Janeiro nasceu há 23 anos em Coimbra e estudou Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O músico gravou com Salvador Sobral o tema “Tereza e Tomás”, que faz parte do alinhamento do EP que Janeiro editou em 2015, e, atualmente, prepara o seu álbum de estreia, que sairá ainda este ano.

A Noite dos Museus termina no Alto dos Moinhos com um “Quiz Musical – Especial Festival Eurovisão”. “No ano em que se realiza pela primeira vez em Portugal o Festival da Eurovisão, o Museu Nacional da Música propõe um convívio de amigos, testando os conhecimentos musicais, sobre o festival que existe desde 1956”, e no qual Portugal participa desde 1964, com apenas quatro ausências, nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

Em destaque

Subir