Economia

No próximo ano vai poder levantar dinheiro sem cartão multibanco

Levantar dinheiro nas caixas multibanco sem cartão? Sim, vai ser possível e esse futuro não é longínquo. Ainda no primeiro trimestre de 2017, a operação poderá ser feita, com a necessidade de instalar a aplicação MB WAY, que já está disponível na Google Play, na App Store e na Windows Store. Mas a SIBS, que marca presença na Web Summit, tem mais novidades para a geração da economia digital e para os estrangeiros que visitam Portugal.

A novidade foi dada à agência Lusa pela diretora de marca da SIBS, Maria Antónia Saldanha: no início do próximo ano, vai ser possível dispensar os cartões multibanco para fazer levantamentos em qualquer terminal ATM.

Para o efeito, bastará descarregar a MB WAY, associar um cartão a essa aplicação (que já está disponível), selecionar a tecla de levantamento e usar o pin que for definido para a aplicação.

Este procedimento leva a que seja gerado um código, de 12 dígitos, que permitirá levantar dinheiro em qualquer caixa multibanco em Portugal.

“A partir do primeiro trimestre de 2017 vamos ter o serviço disponível em qualquer multibanco”, realçou Maria Antónia Saldanha, em declarações à Lusa.

A Polónia já adotou este sistema em 2015 e a SIBS já o tinha pensado para Portugal há algum tempo. A sua implementação estava dependente da “real necessidade” do serviço, em solo luso.

“Os portugueses estão habituados a ter um multibanco em cada esquina e andam sempre com o cartão. Agora, puseram multibanco no telemóvel e é óbvio que querem continuar a fazer levantamentos, mas já sem cartão”, acrescentou.

Esta valência vem aumentar as potencialidades do MB WAY, ao qual se junta outra ferramenta muito usada em Portugal: o MB Net, que facilita o processo de compras online.

A dispensa de cartões multibanco é, do ponto de vista da SIBS, “mais uma revolução” e uma forma de melhor servir a “geração da economia digital”.

A SIBS está presente na Web Summit, que decorre em Lisboa até quinta-feira. A rede que gere os sistemas multibanco acaba de lançar a ATM Express, que se destina a cidadãos estrangeiros.

“Um estrangeiro que se dirija a um multibanco tem uma série de operações de que não precisa. Simplificámos o serviço que ele quer mais, que é levantar dinheiro. Nem lhe pergunto se quer fazer um levantamento. Só lhe pergunto quanto quer levantar”, explica.

Até ao final do ano, Portugal terá 25 caixas ATM Express.

Em destaque

Subir