Nas Notícias

“No pior dos cenários, com a capacidade que temos, nunca perderemos o controlo da situação”

António Costa destacou o reforço feito na saúde para responder à pandemia de covid-19, mostrando-se convicto de que não haverá uma rotura de meios.

“Até agora não faltou nada aos hospitais e não é previsível que falte”, adiantou o primeiro-ministro, em entrevista à TVI.

O governante salientou “reforço de mil médicos e 1800 enfermeiros”, assim como o reforço “da capacidade de resposta da linha de Saúde 24”.

Com o pico da “primeira onda” da pandemia previsto para meados de abril, António Costa revelou ainda que os 500 ventiladores comprados à China, por 10 milhões de dólares, irão chegar “progressivamente” a Portugal até 14 de abril.

“No pior dos cenários, com a capacidade que temos, nunca perderemos o controlo da situação”, insistiu.

O primeiro-ministro frisou ainda a importância de se ter “consciência da emergência que estamos a enfrentar” e de se “evitar o pânico generalizado”.

Sobre o trabalho das autoridades de saúde, o governante garantiu que “estão a seguir as melhores práticas”.

A pandemia fez 23 mortes em Portugal, estando 2060 pessoas infetadas, de acordo com o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde.

O novo coronavírus já matou mais de 16 mil pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando foi detetado, na China.

Em destaque

Subir