Insólito

No Japão, um cacho de 34 uvas foi vendido por 4000 euros, no primeiro leilão da época

uvas japaoSão 30 gramas, 34 uvas da casta ruby roman, num cacho milionário. Foi vendido no Japão, por 4000 euros (cerca de 550 mil ienes), no primeiro leilão da temporada, que decorreu no mercado abastecedor de Kanazawa, em Ishikawa. Segundo a cadeia de televisão nipónica NHK, o comprador trabalha na área de organização de casamentos.

O que confere a este cacho de uvas um valor tão elevado? Além da excentricidade, o facto de ser o primeiro de 2014, da casta ruby roman – muito rara no Japão e apenas

Na realidade, a casta de uva de mesa ruby roman é considerada a mais cara do mundo. É comercializada há seis anos, desde 2008, e tem sido valorizada, leilão após leilão, no mercado abastecedor de Kanazawa, capital da província de Ishikawa.

No primeiro leilão realizado, chegou aos 100 mil ienes (cerca de 700 euros). Já no primeiro leilão de 2014, o cacho custou a um operador local (da área de organização de casamentos) 4000 euros, muito acima do esperado.

A casta só é cultivada em Ishikawa, na região oeste do Japão. É rara, sendo que os bagos de uva são grandes e têm uma cor intensa, avermelhada.

Os agricultores locais esperam conseguir vender, neste ano, 16 mil cachos, que não devem atingir este valor – inflacionado por se tratar do primeiro. Em setembro, acaba a temporada.

Em destaque

Subir