Nas Notícias

No Facebook, há medicamentos “ilegais” à venda, com “alto risco” para a saúde, diz Infarmed

medicamento Através de uma nota, o Infarmed, autoridade que regula a área do medicamento, denuncia a venda ilegal de fármacos, através de páginas do Facebook. São medicamentos para perder peso, com sibutramina, suspensa pela União Europeia (UE) desde 2010, por se tratar de uma substância ativa perigosa para a saúde. São medicamentos “ilegais ou falsificados”, pelo que “a sua utilização constitui um elevado risco para saúde”.

Através de um comunicado, a autoridade do medicamento alerta para a existência de páginas no Facebook que vendem fármacos ilegais, perigosos para a saúde, por conterem uma substância que foi banida pela UE, há quatro anos.

“O Infarmed constatou a existência de inúmeras páginas anónimas no Facebook que anunciam a venda de medicamentos contendo a substância ativa sibutramina (por exemplo, Reductil ou o seu genérico)”, pode ler-se, na página oficial daquela entidade.

Trata-se de “páginas eletrónicas não autorizadas”, que procedem a “vendas ilegais”.

“A comercialização de fármacos com sibutramina foi suspensa em toda a União Europeia, em 2010, por se verificar que os riscos da utilização destes medicamentos são muito superiores aos seus benefícios enquanto parte integrante de um programa de perda de peso”, alerta.

Os medicamentos comercializados são também “ilegais, ou falsificados, pelo que a sua utilização constitui um elevado risco para saúde”, acrescenta o Infarmed.

Perante esta realidade, o Infarmed aconselha as pessoas a não adquirir via Facebook estes medicamentos que contenham aquela substância, bem como outros fármacos que sejam comercializados “através da Internet em sites não autorizados”.

Aos utentes que já os compraram, a autoridade do medicamento dá um conselho: “Não os utilizem, uma vez que a sua qualidade, segurança e eficácia constituem um risco para a saúde”.

Em destaque

Subir