Nas Notícias

No domingo, vista-se de branco, solidário com o drama da imigração forçada

Barco_Imigrantes_Mediterraneo

Diversas organizações católicas emitiram um apelo aos portugueses, nesta quinta-feira, para que se vistam de branco, como forma de alerta para o drama da imigração. A campanha ‘somostodospessoas’ surge numa altura em que o Mediterrâneo é palco de morte, numa tentativa desesperada de chegar à Europa.

O apelo foi feito hoje num comunicado assinado por dezenas de organizações religiosas. O documento, citado pela agência Lusa, convida os portugueses a vestirem uma peça de roupa branca, neste domingo, dia 26 de abril, como forma de alertar consciências para o drama da imigração forçada.

No âmbito da campanha ‘somostodospessoas’, as organizações sugerem também que as pessoas “coloquem nas suas janelas um pano branco”. Por outro lado, a mesma nota convida a uma “oração” ou a um “minuto de silêncio”.

É uma forma de mostrar solidariedade para com “todos os que buscam uma vida melhor e partem diariamente das suas terras na procura legítima de melhores condições de vida”, pode ler-se no comunicado.

Este apelo surge numa altura em que se agrava o drama no Mediterrâneo, onde diversas embarcações se afundam, ou transportam à Europa imigrantes desesperados, em subnutrição e grandes dificuldades físicas.

Segundo a Lusa, uniram-se a esta causa a “Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Rádio Renascença, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Sociedade de São Vicente de Paulo”.

Em destaque

Subir