Mundo

No Dia Internacional de Nelson Mandela, símbolo sul-africano apaga 94 velas

mandela_de_klerkSímbolo de África do Sul e da luta contra o Apartheid, Nelson Mandela comemora hoje o 94.º aniversário. O mais importante líder da África do Sul, Nobel da Paz em 1993, é homenageado por milhões de crianças.

Nelson Mandela apaga hoje 94 velas, num dia em que o mundo se verga perante a luta de um homem que esteve preso por delito de opinião, na defesa de um ideal. O líder histórico foi alvo de uma homenagem em todas as escolas do seu país, às 7h00 locais (8h00 em Lisboa), quando 12 milhões de alunos cantaram, a uma só voz, os parabéns a Mandela. O momento foi transmitido em direto pela televisão sul-africana, bem como nas rádios do país.

Mandela nasceu em Mvezo, a 18 de julho de 1918. Graduou-se em advocacia, é um ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre os anos 1994 e 1999. É unanimemente considerado o mais importante líder africano, sendo que o seu trabalho na luta pelos direitos Humanos foi reconhecido com a entrega do Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Até ao ano de 2009, Nelson Mandela dedicara 67 anos da sua vida ao serviço humanitário. Em homenagem a este líder da história mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, para valorizar a luta pela liberdade, justiça e Democracia, protagonizada por Mandela à escala local, mas com uma dimensão mundial.

Detido durante 27 anos, vítima do regime de segregação racial sul-africano, Nelson Mandela viria a ser libertado em 1990. Acabou por ser eleito o primeiro Presidente negro da África no Sul. É uma das mais importantes personalidades da história mundial e um símbolo pelos Direitos Humanos.

 

Em destaque

Subir