Missão cumprida para o japonês, com 80 anos, Yuichiro Miura, que atingiu o topo do Evereste, tornando-se na pessoa mais velha a conseguir a proeza. Miura detivera esse recorde, conseguido em 2003, mas perdeu-o em 2008, quando um nepalês tocou o céu do mundo. Nesta quinta-feira, Miura reconquistou a notável marca.
O japonês Yuichiro Miura recuperou o recorde mundial do Guinness, tornando-se, de novo, o homem mais velho do mundo a chegar ao topo do Evereste. O homem, de 80 anos, subiu à maior montanha do planeta horas antes do que previra, quando planeou esta aventura no Monte Branco.
Yuichiro Miura deu início à terceira subida do Evereste na passada quinta-feira. A expedição deveria terminar hoje, mas o japonês de 80 anos já atingiu o cume, ontem. Miura recupera assim o título de homem mais velho do mundo a pisar o topo do Evereste.
No dia 17 de maio, o octogenário japonês começou a subir o maior monte do mundo, sendo que previa chegar ao cimo na amanhã. “Planeamos atingir o cume no dia 24”, explciara Yuichiro Miura, numa mensagem, momentos antes de começar a subida, ao lado do filho, a partir de um campo-base, no Nepal.
Yuichiro voltou a pisar o topo do mítico monte, recuperando um recorde, reconhecido pelo Guinness, que já lhe pertenceu, em 2003, quando o japonês assinou o feito. Miura contava, então, 70 anos.
No entanto, outro montanhista japonês retirou-lhe o trono a Miura, em 2007, tornando-se, e no homem mais velho do mundo a subir ao topo do Evereste, com 71 anos.
Entretanto, o detentor do recorde mundial está nas mãos de um nepalês, desde 2008. Min Bahadur Sherchan tinha 76 anos quando tocou o céu do mundo.
Miura – que foi o primeiro a descer a montanha do Evereste em cima de esquis, com o apoio de um paraquedas – elevou a fasquia para 80 anos, o que representa um feito notável, nos limites da resistência de um octogenário. Mas não vai retirar mérito ao feito do seu pai, que aos 99 anos também desceu o monte, a esquiar…