País

‘No Coração de Sintra’ educa para doenças cerebro-cardiovasculares

A associação ‘Bate, Bate Coração’, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e o serviço de cardiologia do Hospital Fernando Fonseca, vai promover uma iniciativa de sensibilização para as doenças cerebro-cardiovasculares, no próximo dia 14 de maio, no Palácio das Valenças, em Sintra.

Com o mote ‘No coração de Sintra’,  toda a população pode, entre as 10h00 e as 17h00, de forma gratuita, assistir a palestras, realizar rastreios cardiovasculares, participar em aulas de ginástica, aprender a cozinhar de forma saudável ou visitar uma exposição de fotografias e de trabalhos realizados por crianças, no âmbito do projeto ‘Coração Tic-Tac’

“Queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce, através da realização de rastreios aos fatores de risco das doenças cerebro-cardiovasculares, junto da população portuguesa”, explica Carlos Morais, cardiologista e Presidente da Associação Bate, Bate Coração.

Tal como devemos saber os níveis do colesterol, do açúcar no sangue e medir regularmente a tensão arterial, devemos saber calcular o nosso ritmo cardíaco.

“A maioria das pessoas pode contar as suas pulsações de uma forma muito simples. Através da palpação de uma artéria que está no pulso, podemos contar as pulsações e ao mesmo tempo que olhamos para o relógio, contamos o número de batimentos. O conhecimento e prática desta técnica que pode ser facilmente ensinada permite em muitas situações a deteção de problemas de ritmo cardíaco”, acrescenta.

A iniciativa começa às 10h00, com um projeto de formação escolar em suporte básico de vida, seguida de uma palestra sobre prevenção do AVC e para partilha de experiencias entre doentes cardíacos.

Na parte da tarde, às 15h00, haverá uma aula de alimentação saudável conduzida por uma nutricionista e um chefe de cozinha. Todas estas atividades contam com o apoio da equipa de enfermeiros de cardiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

A Associação Bate, Bate Coração, uma instituição sem fins lucrativos, tem como objetivo clarificar mitos e verdades sobre as arritmias cardíacas e a fibrilhação auricular

Em destaque

Subir