Nas Notícias

Níveis de ruído em Lisboa e Porto acima do recomendável

Diversas cidades foram alvo de uma medição de ruído, por parte da Sociedade Portuguesa de Acústica, sendo que Lisboa e Porto apresentam níveis “significativamente elevados” e “acima do recomendável”. As duas principais cidades portuguesas estão no topo da lista das mais ruidosas. Ílhavo e Braga situam-se no extremo oposto e são um exemplo.

O alerta surgiu no Dia Internacional do Ruído. Lisboa e Porto apresentam níveis excessivamente elevados, sobretudo nas avenidas e eixos rodoviários. Os valores detetados nas duas cidades superaram os 70 decibéis, quando o limite aceitável nas zonas urbanas deve rondar os 63 decibéis.

No Porto, a Sociedade Portuguesa de Acústica chegou a registar 76 decibéis na Avenida dos Aliados, no Porto. “Tratam-se de valores significativamente elevados, que estão acima do recomendável e dos valores regulamentados”, alerta Jorge Patrício, presidente da Sociedade Portuguesa de Acústica, em declarações à Lusa.

Por outro lado, Ílhavo e Braga são as únicas cidades que registam valores inferiores aos 65 decibéis, segundo esta iniciativa, que pretendeu avaliar uma realidade preocupante. A Sociedade Portuguesa de Acústica, que promete repetir a iniciativa no próximo ano, lança um apelo aos municípios, para que façam uma monitorização eficaz nas zonas mais suscetíveis e apliquem multas nos casos de ruído em zonas de divertimento noturno.

Em destaque

Subir