Ciência

Ninguém sabe o que é o objeto que esta sexta vai cair na Terra

O que é o WT1190F? Ninguém ao certo sabe o que é este objeto que vai cair na Terra, na próxima sexta-feira. A colisão vai ocorrer no oceano Índico, perto do Sri Lanka, pelas 6h20. Os cientistas apostam tratar-se de lixo espacial, “um pedaço perdido da história”.

Há um objeto misterioso em queda que vai colidir com a Terra na próxima sexta, mas não há motivos para ter medo.

Ainda não se sabe o que é este objeto desconhecido, que foi batizado com o nome WT1190F, mas calcula-se que não terá mais do que dois metros de tamanho.

Segundo a revista Nature, esta queda é uma oportunidade para os cientistas não só estudarem a passagem do objeto pela atmosfera como testar os planos dos astrónomos para coordenar esforços se alguma vez cair um objeto potencialmente perigoso.

O WT1190F foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, um programa na Universidade do Arizona (EUA) que monitoriza asteroides e cometas que passem perto da terra.

Diz a revista que os cientistas conseguiram calcular a trajetória do objeto e descobrir que vai cair às 6h20 do dia 13, a 65 quilómetros a sul do Sri Lanka.

Um astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica de Cambridge (Massachusetts), Jonathan McDowell, acredita tratar-se de um objeto com um a dois metros e oco, dada a baixa densidade da trajetória.

Tratar-se-á de “um pedaço perdido da história espacial”, acrescentou, como um pedaço de um foguete ou de painéis de uma missão à Lua, se calhar de há décadas, quem sabe até mesmo da missão Apollo, o programa da NASA que levou o homem à Lua no final da década de 1960.

O que não falta na órbita da Terra é lixo espacial, salientam os cientistas.

Rui Agostinho, astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa, antecipou esta queda como algo normal e inofensivo.

O especialista avançou que o mais provável é que o WT1190F se desfaça na atmosfera, porque é o que acontece a quase todos os objetos (salvo os habitáculos, porque foram concebidos para resistir ao atrito).

“Tudo o que é restos de satélites, peças, é robusto mas não aguenta o aquecimento na reentrada na atmosfera”, pelo que não vale a pena ter medo, “tanto mais que vai cair no mar”, disse à Lusa, explicando que é ínfima a probabilidade de alguma vez a queda na Terra de algum lixo espacial provocar danos humanos.

O astrónomo e astrofísico Rui Agostinho explicou que todo o lixo espacial que orbita a Terra acabará por reentrar na atmosfera e desfazer-se. É que objetos em órbitas baixas (400 quilómetros) sentem ainda assim alguma fricção atmosférica (ainda que 99,9 por cento dessa pressão esteja até 50 quilómetros).

O que acontece, acrescentou, é que esses objetos são continuamente travados por essa “micro-atmosfera” e por isso perdem velocidade e aproximam-se do planeta, onde o número de moléculas aumenta e acelera a travagem e, consequentemente, a queda.

Rui Agostinho diz que preocupante seria a queda de uma estação espacial, mas mesmo assim a entrada na atmosfera, e por conseguinte o local da queda, seria controlada.

Apesar da tranquilidade científica, a queda na Terra de um objeto desconhecido a uma sexta-feira dia 13 pode levar às mais incríveis teorias, como ser uma cápsula de outro planeta que se dirige a um portal ou a uma base extraterrestre que existe no mar.

Em destaque

Subir