Fórmula 1

Nico Rosberg vence no Japão e amplia vantagem no campeonato

nicorosbergjapao4

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio do Japão, logrando o nono triunfo da temporada e o 23.º da sua carreira na Fórmula 1, numa corrida onde a Mercedes garantiu o seu terceiro título consecutivo de construtores.

O alemão começou a construir a sua vitória na largada, ao assumir o comando aproveitando a ‘pole position’, enquanto o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, falhou o arranque e perdeu várias posições.

Rosberg sabia que se vencesse em Suzuka conseguiria uma grande vantagem moral para as últimas quatro corridas da época, já que sabe se conclui-las na segunda posição se sagra campeão do mundo mesmo que Hamilton as vença.

Depois do percalço da largada o britânico da Mercedes procurou limitar as perdas, procurando recuperar posições e adotando a melhor estratégia possível.

Lewis Hamilton ainda chegou à terceira posição. Nas últimas voltas conseguiu aproximar-se de Max Verstappen, atacou o holandês da Red Bull, mas acabou por sair em frente na última chicane de Suzuka, sentenciando o resultado final.

maxverstaopenjapao2

O segundo lugar final de Verstappen foi uma surpresa face à forma evidenciada na qualificação, mas as penalizações aos pilotos da Ferrari e a má largada de Hamilton acabaram por jogar a favor do holandês.

A equipa de Maranello procurou limitar as perdas adotando uma estratégia mais arriscada para Sebastian Vettel, que montou pneus macios para a fase final da corrida. O alemão não conseguiria os seus intentos, acabando no quarto posto à frente do seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen.,

Daniel Ricciardo não teve um começo de corrida tão bom quanto Max Verstappen e isso explica porque razão acabou a prova na sexta posição, numa pista que à partida não favorecia os Red Bull face aos Ferrari. E com isto o australiano ‘despediu-se’ das hipóteses matemáticas de ainda chegar ao título.

Se o sétimo posto de Sergio Perez e o oitavo de Nico Hulkenberg não foi uma surpresa, face às posições de partida dos dois pilotos da Force India, o facto de Felipe Massa e Valtteri Bottas terminarem nos pontos devem-se à estratégia arriscada da Williams, que montou pneus médios para a primeira metade da prova e assim pôde fazer apenas uma paragem nas boxes durante toda a corrida, levando assim a melhor sobre Romain Grosjean, que tinha arrancado à sua frente depois da melhor qualificação de sempre para a equipa Haas,

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h26m43,333s
2.º Max Verstappen (Red Bull) + 4,976s
3.º Lewis Hamilton (Meredes) + 5,776s
4.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 20,269s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 28,370s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 33,941s
7.º Sergio Perez (Force India) + 57,495s
8.º Nico Hulkenberg (Force India) + 59,177s
9.º Felipe Massa (Williams) + 1m37,763s
10.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m38,323s

Em destaque

Subir