Fórmula 1

Nico Rosberg vence Grande Prémio da Bélgica

RosbergBelgica4

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio da Bélgica que Fórmula 1, que este domingo se disputou no circuito de Spa-Francorchamps. Uma prova que o alemão da Mercedes liderou do princípio ao fim, e que chegou a ser interrompida devido a um violento despiste de Kevin Magnussen à saída de Eau Rouge.

Rosberg encurtou para nove pontos a sua diferença para o líder do campeonato, o seu companheiro de equipa na Mercedes, que obrigado a partir do fim da grelha conseguiu recuperar até à terceira posição.

Foi uma corrida bastante atribulada, a começar pela colisão entre Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel após a largada que deixou o Ferrari do alemão atravessado à saída de La Source, depois de ser abalroado pelo seu companheiro de equipa, depois deste sofrer um toque do holandês da Red Bull.

Nessa altura já Nico Rosberg liderava na frente de Daniel Ricciardo, que o seguiu como uma sombra ao longo de toda a prova, parando as mesmas duas vezes que o alemão da Mercedes.

VettelBelgicaPiao

Mais atrás os homens da Force India e da Williams tiravam partido da colisão de Verstappen com os dois pilotos da Ferrari para perseguirem os dois homens da frente.

Contudo o acidente de Magnussen viria a baralhar tudo, pois se Rosberg e Ricciardo conseguiam ‘pular’ novamente para a frente da corrida, Nico Hulkenberg surgia num surpreendente terceiro lugar, enquanto Felipe Massa se atrasava após a primeira paragem nas boxes.

Lewis Hamilton não tinha nada a perder e após o reatamento da corrida já estava na quinta posição. Uma recuperação que tinha os seus custos, uma vez que o obrigava a três paragens. Nada que o impedisse de atacar e ultrapassar Hulkenberg antes e depois do seu terceiro ‘pitstop’.

HulkenbergBelgica2

Na ‘guerra’ pela quarta posição na corrida e no campeonato de construtores Sergio Perez e a Force India também ganhavam à Williams, que para além do atraso de Felipe Massa não permitiu a Valtteri Bottas ser melhor do que oitavo no final.

Depois do atraso devido ao incidente da primeira volta, Sebastian Vettel e Kimi Rakkonen foram obrigados a uma grande recuperação, que pelo meio encontrou novamente um ‘teimoso’ Max Verstappen.

Mas com mais ou menos dificuldade os pilotos da Ferrari lá conseguiram deixar para trás o holandês, com o alemão a limitar os danos com a obtenção da sexta posição, diante de um Fernando Alonso que mostrou que aos poucos o McLaren Honda vai ficando mais competitivo, apesar do abandono de Jenson Button no começo da corrida.

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h44m51,058s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 14,113s
3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 27,634s
4.º Nico Hulkenberg (Force India) + 35,907s
5.º Sergio Perez (Force India) + 40,660s
6.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 45,394s
7.º Fernando Alonso (McLaren) + 59,445s
8.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m00,151s
9.º Kimi Raikkoen (Ferrari) + 1m01,109s
10.º Felipe Massa (Williams) + 1m05,873s

Em destaque

Subir