Fórmula 1

Nico Rosberg recupera ‘fôlego’ com vitória no Azerbeijão

NicoRosbergBaku4

Nico Rosberg relançou a sua campanha no campeonato ao vencer este domingo em Baku (Azerbeijão) o Grande Prémio da Europa. Um triunfo que o alemão da Mercedes garantiu arrancando da ‘pole position’, dominando depois a corrida do princípio ao fim.

Em contraste Lewis Hamilton atrasou-se na partida e foi obrigado a uma grande recuperação para terminar na quinta posição e limitar as perdas de pontos para o seu companheiro de equipa.

Rosberg mostrou que largando da primeira fila da grelha de partida pode ganhar uma corrida e gerir depois a vantagem conquistada na largada ou no começo de uma corrida, enquanto Hamilton teve uma prova complicada pelo facto de largar da 10.ª posição da grelha.

Já Sebastian Vettel fez uma excelente partida e justificou plenamente a segunda posição, ainda que, como já se previa, nunca tenha tido argumentos para apoquentar Rosberg.

SebastianVettelBaku2

Outra figura da corrida foi Sergio Perez, que pela segunda vez num circuito citadino subiu ao pódio. O mexicano da Force India fez uma corrida de trás para a frente, deixando facilmente para trás pilotos como Felipe Massa ou Kimi Raikkonen, ainda que ultrapassando o piloto da Ferrari perto do final da prova.

Daniel Ricciardo não conseguiu tirar partido do facto de arrancar da primeira fila da grelha de partida, muito por culpa da estratégia e do andamento do Red Bull no traçado de Baku, onde certos pontos se atingiam das mais altas velocidades em todo o campeonato.

Essa velocidade poderia ser um fator em favor de Lewis Hamilton, mas a verdade é que um problema eletrónico acabou por afetar a concentração e o andamento do britânico da Williams, que depois de recuperar para o quinto lugar já não conseguir ir mais além nomeadamente quando se viu atrás de Sergio Perez.

SergioPerezBaku2

Classificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h32m52,366s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 16,696s
3.º Sergio Perez (Force India) + 25,241s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 33,102s
5.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 56,335s
6.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m00,886s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m09,229s
8.º Max Verstappen (Red Bull) + 1m10,696s
9.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m17,708s
10.º Felipe Massa (Williams) + 1m25,375s

Em destaque

Subir