Fórmula 1

Nico Rosberg na ‘pole position’ para o GP da China

RosbergChina2

Nico Rosberg garantiu a ‘pole postion’ para o Grande Prémio da China, terceira prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, que este fim-de-semana se disputa no circuito de Xangai.

O alemão da Mercedes, que lidera do campeonato, deixou para a terceira sessão de qualificação a utilização de pneus supermacios realizando a melhor volta em 1m35,402s.

Rosberg deixou o protagonismo na anterior aos Ferrari, que desde logo apostaram nos Pirelli ‘vermelhos’, mas grande surpresa não foi o facto de Rosberg bater os pilotos da Ferrari, mas sim o facto de Daniel Ricciardo ter ficado logo atrás do alemão da Mercedes, depois do australiano da Red Bull ter ficado a somente quatro décimas.

Tanto Kimi Raikkonen como Sebastian Vettel cometeram ligeiros erros nas suas voltas lançadas, sendo que o alemão optou por uma só tentativa e isso acabou por custou-lhe também ser batido pelo seu companheiro de equipa

RaikkonenChina1

Mas as surpresas não ficaram por aqui, já que na luta pela ‘pole’ não entrou o campeão do mundo, Lewis Hamilton, que devido a um problema no sistema híbrido do seu Mercedes nem uma volta lançada conseguiu fazer, ficando-se pela Q1 e sendo obrigado a partir para a corrida de domingo do final da grelha de partida.

Valtteri Bottas foi o único piloto da Williams a atingir a terceira sessão de qualificação, e fê-lo com distinção ao garantir o quinto lugar da tabela de tempos e bater o segundo homem da Red Bull, Daniil Kvyat.

O desempenho do finlandês contrastou com a sorte do seu companheiro de equipa, Felipe Massa, que se viu impedido de melhorar o seu tempo a Q2 pois faltava apenas um minuto quando uma roda se soltou do Force India de Nico Hulkenberg. Incidente que provavelmente vai custar um castigo à equipa de Vijay Mallya.

BottasChina1

O alemão completou o lote dos dez primeiros da grelha,juntamente com os pilotos da Toro Rosso, Carlos Sainz Jr e Max Verstappen, numa qualificação onde os McLaren e os Haas mostraram que ainda não estão no nível imediatamente abaixo de Mercedes e Ferrari, pois Fernando Alonso foi 12.º, na frente de Jenson Button e Romain Grosjean.

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m35,402s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m35,927s
3.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m35,972s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36,246s
5.º Valtteri Bottas (Williams) 1m36,296s
6.º Daniil Kvyat (Red Bull) 1m36,399s
7.º Sergio Perez (Force India) 1m36,865s
8,º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m36,881s
9.º Max Verstappen (Toro Rosso) 1m37,194s
10.º Nico Hulkenberg (Force India) sem tempo

Em destaque

Subir