Fórmula 1

Nico Rosberg consegue primeira vitória do ano em Espanha

RosbergEspanha415

Nico Rosberg obteve a sua primeira vitória da temporada de Fórmula 1 ao impor-se no Grande Prémio de Espanha, realizado este domingo no circuito da Catalunha, em Barcelona.
O alemão da Mercedes liderou a corrida desde a partida, assumindo a liderança mal se acenderam os semáforos verdes, tirando partido de largar da ‘pole position’ e também do fato do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton ter feito um mau arranque.
Esse percalço permitiu que Sebastian Vettal assumisse a segunda posição e a perseguição a Rosberg, enquanto Hamilton era obrigado a defender o terceiro posto dos ataques de Valtteri Bottas.
Numa pista onde há poucos pontos de ultrapassagem, Lewis Hamilton depressa percebeu que uma coisa era aproximar-se de Vettel outra era recuperar-lhe o segundo posto.
Assim o campeão do mundo resolveu atacar forte, realizando voltas rápidas antes das paragens nas boxes para poder levar a melhor sobre o alemão da Ferrari, cuja equipa era mais rápida nas paragens nas boxes.

VettelEspanha315
Hamilton conseguiu o seu objetivo com uma estratégia diferente dos seus adversários, mas se conseguiu levar vantagem sobre Vettel já não o conseguiria face a Rosberg, ficando atrás do seu companheiro de equipa após parar uma quarta vez nas boxes.
Com as posições do pódio definidas, as últimas voltas da prova espanhola valeram pela luta pelo quarto lugar, que Valtteri Bottas assegurou apesar do ataque final de Kimi Raikkonen.
A estratégia da sua equipa ajudou o finlandês da Williams face ao seu compatriota da Ferrari, já que conseguiu estender a utilização dos pneus médios, parando o logo a seguir ao seu rival.

BottasEspanha315

Uma má largada de Felipe Massa arredou-o da luta pelo top cinco, ainda que o brasileiro da Williams se tenha desenvencilhado depressa dos Toro Rosso que partiram à sua frente, mas que não conseguiriam ter um andamento tão rápido em corrida como tiveram na qualificação.
Da menor forma dos monolugares de Faenza se aproveitou Daniel Ricciardo para levar o melhor dos Red Bull à sétima posição, diante do único Lotus à chegada, o de Romain Grosjean, que conseguiu recuperar de um incidente com o seu companheiro de equipa Pastor Maldonado e de uma paragem nas boxes catastrófica, em que inclusivamente atropelou um mecânico.

RicciardioEspanha315

Classificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h4m12,555s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 17,551s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 45,342s
4.º Valtteri Bottas (Williams) + 59,217s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m00,002s
6.º Felipe Massa (Williams) 1m21,314s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1 volta
8.º Romain Grosjean (Lotus) + 1 volta
9.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1 volta
10.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 1 volta

Em destaque

Subir