Fórmula 1

Nico Rosberg começa época a vencer

RosbergAustralia416

Nico Rosberg iniciou a nova temporada de Fórmula 1 da mesma forma que tinha terminado a anterior:; a vencer. Mas o triunfo no Grande Prémio da Austrália só ocorreu após uma prova bastante atribulada.

O alemão da Mercedes ascendeu à liderança mercê de uma estratégia acertada e também da interrupção da corrida, devido a um grande acidente protagonizado por Fernando Alonso e Esteban Gutierrez.

O começo da prova foi surpreendente, já que Sebastian Vettel fez um arranque fulgurante do terceiro posto da grelha de partida, passando os dois Mercedes e levando atrás de si o seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen.

Nico Rosberg ainda tentou responder aos dois pilotos da Ferrari, mas na segunda curva do circuito de Albert Park o finlandês não permitiu, enquanto Lewis Hamilton se atrasava mais e ‘caía’ para a sexta posição.

AlonsoAustralia216

Vettel conseguiu distanciar-se na frente da prova, enquanto Rosberg não conseguia aproximar-se de Raikkonen, enquanto Hamilton sentia muitas dificuldades em recuperar terreno.

Só que um erro de cálculo de Fernando Alonso, quando ultrapassava Esteban Gutierrez, levou a uma colisão com o Haas do mexicano fazendo o McLaren do espanhol levantar ‘voo’ e embater contra as barreiras. Felizmente o piloto de Oviedo saiu incólume do acidente, apesar de ter saído meio tonto do monolugar.

Os destroços obrigaram a amostragem de bandeiras vermelhas, agrupando os carros na linha de boxes, com algumas equipas a procederem a alterações de pneus, agora autorizadas pelo regulamento.

No reatamento Vettel manteria o comando até à paragem seguinte nas boxes, que não funcionou, contrariamente aos pilotos da Mercedes, apesar de terem optado por pneus ligeiramente diferentes.

VettelAustralia216

Rosberg passava para o comando da corrida que não mais viria a perder, enquanto Hamilton aproveitava para ascender ao segundo posto, ainda que no final da prova sofresse o ataque de Vettel, que possuía pneus mais frescos.

A ultrapassagem estava eminente, mas com poucas voltas até à bandeirada de xadrez o alemão da Ferrari deu o tudo por tudo, exagerou uma travagem numa curva e foi à relva, sentenciando o terceiro lugar final. Um ‘magro’ consolo para a equipa de Maranello, que vira Raikkonen abandonar com problemas mecânicos.

O abandono do finlandês e também uma forte ponta final levou o ‘herói local’ Daniel Ricciardo ao quarto lugar, diante de Felipe Massa que não conseguiu disfarçar as dificuldades sentidas pelos Williams nesta primeira corrida do ano.

Merece ainda destaque a excelente prova de Romain Grosjean, que deu à Haas os primeiros pontos na prova de estreia da equipa norte-americana na Fórmula 1, bem como a exibição dos pilotos da Toro Rosso.

GrosjeanAustralia116

Infelizmente a estratégia acabou por jogar contra Carlos Sainz e Max Verstappen, que acabaram atrás de Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas nas últimas posições pontuáveis.

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h48m25,565s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 8,606s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 9,643s
4.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 34,330s
5,º Felipe Massa (Williams) + 58,978s
6.º Romain Grosjean (Haas) + 1m12,081s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m14,199s
8.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m15,153s
9.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1m15,680s
10.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 1m16,833s

Em destaque

Subir