Fórmula 1

Nico Rosberg com a ‘pole’ após qualificação encurtada pelo mau tempo

RosbergEUA115

Nico Rosberg vai largar da ‘pole position’ para o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito das Américas, em Austin (Texas). O alemão da Mercedes foi o mais rápido na segunda sessão de qualificação, a última a ser realizada, já que o mau tempo que se fez sentir obrigou à anulação da Q3.

Rosberg garantiu o direito a partir na frente da grelha para a corrida, depois de ter realizado uma volta em 1m56,824s, batendo por apenas uma décima o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton.

A tempestade que se abateu sobre o Texas, influenciada pelo furacão Patricia no México, foi responsável por adiar a qualificação da prova para a manhã deste domingo. Mas as condições climatéricas foram apenas sofríveis, já que a chuva nunca deixou de cair no traçado de Austin.

Depois dos homens da Mercedes dominarem a primeira sessão, que tal como a segunda foi ‘palco’ de várias saídas de pista, sendo a mais séria a protagonizada por Carlos Sainz, que pela segunda vez no fim-de-semana danificou o seu Toro Rosso.

Na Q2 Rosberg e Hamilton foram aqueles que lidaram melhor com as difíceis condições da pista norte-americana, onde a totalidade dos pilotos foi obrigada a recorrer aos pneus para chuva intensa.

RicciardoEUA115

Daniel Ricciardo sobressaiu nestas condições, ao lograr o terceiro tempo, embora a mais de meio segundo do melhor tempo, numa qualificação positiva para a Red Bull, que monopoliza a segunda fila da grelha de partida, depois de Daniil Kvyat ter realizado o quarto registo.

Sebastian Vettel teve um ligeiro contacto com o rail na primeira sessão, mas na segunda foi o quinto mais rápido, diante dos dois homens da Force India, Sergio Perez e Nico Hulkenberg e do seu companheiro de equipa Kimi Raikkoen.

Contudo tanto Vettel como Raikkonen vão perder 10 posições no ‘grid’ devido á penalização pela utilização do quinto motor da época nos seus Ferrari, após uma qualificação onde Felipe Massa foi o único piloto da Williams a ultrapassar a Q2.

PerezEUA115

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m59,824s
2,º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m56,929s
3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m56,969s
4.º Daniil Kvyat (Red Bull) 1m58,434s
5.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m58,596s
6.º Sergio Perez (Force India) 1m59,210s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m59,333s
8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m59,703s
9.º Felipe Massa (Williams) 1m59,999s
10.º Max Verstappen (Toro Rosso) 2m00199s

Em destaque

Subir