Nas Notícias

Nicarágua: Queda de meteorito abre uma cratera com 12 metros

cratera na nicaragua A queda de um meteorito provocou a abertura de uma cratera, com 12 metros de diâmetro, próxima do aeroporto da capital. “Temos de celebrar o facto de ter caído numa área onde, graças a Deus, não causou qualquer perigo à população”, comentou Jose Millan.

No sábado de manhã, os habitantes da capital da Nicarágua, Manágua, viveram momentos de pânico. Uma enorme explosão fez-se sentir por volta das 11h00, deixando as pessoas com receio de tratar-se de um sismo ou de uma erupção vulcânica, num país onde existem mais de 20 vulcões ativos.

A explicação oficial só surgiu ontem. Os indícios recolhidos junto a uma cratera de 12 metros, que apareceu misteriosamente no sábado bem próxima ao aeroporto da capital, evidenciam que um meteorito terá caído na Nicarágua.

“Todas as amostras recolhidas no local correspondem a um meteorito e não a outro tipo de evento”, esclareceu Jose Millan, responsável do Instituto dos Estudos da Terra da Nicarágua (Ineter).

O especialista destacou ainda o facto do impacto não ter provocado qualquer vítima: “temos de celebrar o facto de ter caído numa área onde, graças a Deus, não causou qualquer perigo à população”.

Uma população que recebeu com alguma desconfiança a explicação científica, obrigando Jose Millan a afastar de vez o cenário de fenómeno sísmico: “em primeiro lugar temos o registo sísmico, que coincide com a hora do impacto, e a forma cónica característica no local do impacto”.

Os especialistas do Ineter vão agora apurar se o meteorito se desintegrou com o impacto ou se ‘sobreviveu’ e ficou escondido por baixo da terra onde agora se encontra a cratera com 12 metros de diâmetro.

Humberto Garcia, do Centro de Astronomia da Universidade Nacional Autónoma, avançou que o meteorito terá sido ‘enviado’ pelo 2014 RC, o asteróide que este mês passou perto da Terra.

https://www.youtube.com/watch?v=8K2tvhVMlTw

Em destaque

Subir