Nas Notícias

Neve no Carnaval: Mau tempo chega no fim de semana, lembra a Proteção Civil

neve no carnavalÉ Carnaval, mas o tempo levou a mal. De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fim de semana vai ter frio, vento e agitação marítima, havendo até a previsão de queda de neve. As regiões do norte e centro serão mais afetadas pelo mau tempo.

É uma má notícia para quem pretendia aproveitar este fim de semana para dar início à folia de Carnaval: o tempo não quer ajudar.

A ANPC aconselhou a população a tomar medidas preventivas face às previsões de neve, vento e agitação marítima para este fim de semana, com as regiões do norte e centro a serem as mais afetadas.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC alertou que os aguaceiros podem ser fortes e o vento vai soprar de moderado a forte, em particular no litoral e terras altas, nas quais existe mesmo a possibilidade de fenómenos extremos ao longo do dia de amanhã.

Ainda citando a previsão do IPMA, a Proteção Civil lembrou que está prevista a queda de neve nas regiões acima dos 800 metros, a norte, e acima dos 1200 metros na serra da Estrela.

A agitação marítima será forte na costa ocidental, antecipou ainda o IPMA.

Em comunicado, citado pela Lusa, a ANPC alertou para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chamou ainda a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomendou a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, o não atravessamento de zonas inundadas e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais.

Quem circular em zonas de queda de neve deve colocar correntes nas viaturas, recomendou ainda a ANPC.

Em destaque

Subir