Motores

Neuville segura liderança em Monte Carlo

Thierry Neuville concluiu o segundo dia de Rali de Monte Carlo na liderança. O belga da Hyundai esteve no controlo das operações durante toda a etapa, tirando bom partido de deslizes alheios, como um deslize de Sebastien Ogier e uma saída de estrada de Kris Meeke.

O piloto da Hyundai termina a primeira etapa da prova monegasca com mais de 45 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo, pelo que o terceiro dia de rali deverá ser decisivo para o desfecho para este primeiro evento do campeonato do mundo de 2017.

Com as estradas dos Alpes franceses parcialmente geladas, foi fácil perceber quem tinha andamento em classificativas que estava predominantemente secas, E nesse capítulo Neuville foi ‘mestre’.
O belga não ganhou o primeiro troço do dia – esse feito pertenceu a Ott Tanak – mas perdeu pouco mais de segundo e meio para o estónio da M-Sport, que na altura ‘saltou’ para o terceiro posto da tabela classificativa.

Já Sebastien Ogier não evitou um percalço – no mesmo local onde também Elfyn Evans foi surpreendido – perdendo mais de 43 segundos. Um atraso que fez o francês descer para o oitavo posto.

Enquanto Neuville ganhava a classificativa seguinte, Ogier dava o tudo por tudo para recuperar. E ia-o conseguindo, perdendo apenas 4,9 segundos para o piloto da Hyundai.

Thierry estava imparável e conseguia ganhar outra especial (a quinta) e reforçar o comando do rali, concluindo do dia com uma considerável vantagem sobre o campeão do mundo que com o ‘forcing’ realizado nas últimas três classificativas do dia ‘saltou’ para a segunda posição.

Tanak não conseguiu manter Ogier atrás de si, embora tenha terminado o dia a somente três décimas do seu companheiro de equipa e ainda está completamente na luta com o francês.

O percalço de Kris Meeke – que acabou com o Citroën C3 WRC enterrado na neve e com a suspensão partida – foi aproveitado por Jari-Matti Latvala para ascender à quarta posição, apesar de se queixar da afinação do seu novíssimo Toyota Yaries WRC para justificar um atraso superior a dois minutos.

Classificação após a 8.ª PE
1.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h05m24,6s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 45,1s
3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 45,4s
4.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Toyota) + 2m09,7s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m57,8s
6.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 3m04,1s
7.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Skoda) + 5m50,8s
8.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 8m12,1s
9.º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 8m22,4s
10.º Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda) + 8m32,2s

Em destaque

Subir