Motores

Neuville e Latvala prosseguem duelo sem tréguas na Sardenha

NeuvilleSardenha3

O Rali da Sardenha deste ano está a valer muito pelo duelo que tem oposto Thierry Neuville a Jari-Matti Latvala. E o terceiro dia viu o prolongar da luta entre os dois, com o piloto da Hyundai a conseguir vencer a primeira especial da tarde e o da Volkswagen a ‘responder’ na seguinte.

Mas os mais de 13 segundos que o belga ganhou ao finlandês seriam dilatados ligeiramente na última especial do dia, que terminou com os dois primeiros separados por mais de 16 segundos, adiando a decisão da prova italiana do ‘Mundial’ de ralis para domingo.

Neuville confessa que procurou evitar os trilhos na primeira especial e evitar as poças de água, tentando limitar perder muito tempo na fase matinal, que também não foi fácil para Latvala, que não se deu bem com a chuva, ainda que o finlandês tenha admitido ser demasiado cauteloso.

À tarde a confiança dos dois homens da frente voltou e foi possível a ambos aumentarem o ‘fosso’ que os separa do terceiro classificado, Sebastien Ogier, que se queixou bastante do comportamento do seu Volkswagen Polo R WRC, sobretudo instável na parte traseira.

LatvalaSardenha3

O campeão do mundo acabou a tirada de sábado já a mais de 1m15s do líder e com apenas nove segundos de Mads Ostberg, que ‘brilhou’ ao ser o mais rápido na 12.ª especial – os 44 quilómetros da primeira passagem pelo troço de Monte Lerno.  Infelizmente o norueguês da M-Sport viria a abandonar na segunda passagem pela mesma classificativa

Este terceiro dia de Rali da Sardenha ficou também marcado pelo abandono de Andreas Mikkelsen, que não evitou uma violenta saída de estrada que o fez partir um braço da direção do seu Volkswagen Polo R WRC, numa etapa que já não lhe tinha começado depois de uma penalização de 10 segundos, depois de demorar demasiado tempo a trocar um sensor na assistência.

Embora a perder tempo para os homens da frente, Dani Sordo colocou o segundo Hyundai na quarta posição, com o acidente de Mikkelsen a deixá-lo praticamente ao abrigo de qualquer ataque vindo de trás, já que Ott Takank teve um furo na especial de Monti di Ala.

SordoSardenha3

Classificação após PE15
1.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 3h07m35,2s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 16,1s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 58,9s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m19,2s
5.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 4m50,6s
6.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 5m32,4s
7.º Eric Camilli/Bernard Veillas (Ford) + 5,38,5s
8.º Karl Kruuda/Markku Jarveoja (Ford) + 11m35,3s
9.º Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 12m33,1s
10.º Jan Kopecky/Peter Dresler (Skoda) +13m31,2s

 

Em destaque

Subir