Motores

Neuville despista-se e Latvala lidera Rali da Suécia

O terceiro dia do Rali da Suécia assistiu a uma nova reviravolta, já que na última classificativa da tirada Thierry Neuville bateu e com isso arrancou uma roda ao seu Hyundai i20 WRC. Este percalço do belga, que até ali vinha dominando esta segunda prova do campeonato do mundo, acabou por entregar o comando a Jari-Matti Latvala.

Numa tirada que viu uma das sete especiais previstas ser cancelada – devido às velocidades excessivas que ali se atingiriam -, o finlandês da Toyota procurou evitar qualquer surpresa e jogou muito à defesa, terminado esta segunda etapa com Ott Tanak a apenas 3,8s.

O estoniano da M-Sport foi o herói do dia ganhando quatro classificativas, contra apenas uma de Latvala, outra de Neuville e outra de Dani Sordo.

Thierry Neuville vinha a gerir de certo modo a sua diferença para Latvala antes do percalço, já que mais de meio minuto os separavam na frente do rali, sendo que o finlandês vinha muito mais preocupado com a aproximação de Tanak e não estava a pressionar o belga da Hyundai.

Neuville poderá regressar no último dia para tentar os pontos da ‘Power Stage’ ao abrigo da regra Rally 2, mas o triunfo agora sorrirá ou à Toyota ou à M-Sport Ford, onde Sebastien Ogier pode completar um bom resultado de conjunto. Ele que vai para a terceira etapa a pouco mais de 16 segundos de Latvala.

Dani Sordo defende agora a honra da Hyundai, ainda que o espanhol esteja já longe do pódio, pois está já a mais de meio minuto do líder, com Craig Breen a fechar o top cinco e a também ser o único homem dos Citroën C3 WRC a concluir a tirada. É Kris Meeke não evitou o despiste no penúltimo troço do dia.

Classificação após a 15:º PE

1.º Jari-Mati Latvala/Mikka Anttila (Toyota)
2.º Ott Tanak/Markku Jarveoja (Ford) + 3,8s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 16,6s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m39,5s
5.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m04,5s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m44,7s
7.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 5m00,2s
8.º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 5m37,0s
9.º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 6m36m7s
10.º Teemu Suminen/Mikko Markkula (Ford) + 7m52,9s

Em destaque

Subir