Motores

Neuville bate e deixa Ogier na frente do Rali de Monte Carlo

O Rali de Monte Carlo 2017 pode ter ficado decidido na 13.ª classificativa, a quinta da segunda etapa, realizada este sábado nos Alpes franceses. É que Thierry Neuville saiu de estrada e danificou bastante o seu Hyundai.

Com o percalço do belga quem ganhou foi campeão do mundo, Sebastien Ogier, que parte para o último dia do rali com mais de 40 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Ott Tanak.

As condições difíceis do terreno, com muito gelo ‘escondido’ no asfalto das especiais pregou mais uma partida na prova monegasca, e desta vez a ‘fava’ calhou ao então líder.

Tudo estava a correr bem a Neuville até ao momento em que se deu o despiste. Entrou muito bem neste terceiro dia de prova ganhando a primeira especial da jornada, ganhando 2,6 segundos a Ogier.

Não era um ganho muito grande mas dava a entender que talvez o piloto da Hyundai pudesse deixar o campeão do mundo a mais de um minuto no final da tirada.

Essa ideia ficou ainda mais vincada no troço seguinte, quando Ogier perdeu mais 14 segundos, e apesar de não ganhar o troço – esse feito ficou para Elfyn Evans – a verdade é que Neuville perdeu apenas um segundo para o galês.

Sebastien Ogier reagiu na classificativa seguinte, impondo-se, ainda que ganhando somente 2,1 segundos ao líder, que perderia mais sete segundos na 12.ª especial.

Mas nada fazia esperar que Thierry Neuville comprometesse a excelente prova que estava a fazer na classificativa seguinte. Numa curva em que deixou escorregar demasiado o seu carro não evitou a saída de estrada. Ainda procurou retomar o andamento com a ajuda dos espetadores mas já não completou a especial.

Ogier não venceu este último troço do dia, foi apenas segundo a 1,7s de Evans, mas terminava a etapa na frente da prova, com uma vantagem que lhe permite gerir o rali na derradeira etapa da prova.

Tanak é segundo, e para além de ser companheiro do campeão do mundo na M-Sport a segunda posição em Monte Carlo já lhe ‘serve’ perfeitamente, tal como a terceira posição de Jari-Matti Latvala.

No entanto o finlandês da Toyota, que está já a mais de dois minutos do líder, tem que manter a concentração, pois embora possua mais de um 1m26s de diferença para o quarto colocado, Craig Breen, a prova monegasca não permite grandes distrações, por isso há que estar bem concentrado.

Classificação após a 13ª PE

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 3h26m10,7s
2.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 47,1s
3.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Toyota) + 2m20,6s
4.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 3m47,3s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 4m03,2s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 7m27,.2s
7.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Skoda) + 9m15,2s
8.º Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda) + 12m34,3s
9.º Bryan Bouffier/Denis Giraudet (Ford) + 14m41,9s
10.º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 14m59,3s

Em destaque

Subir