Mundo

Neste domingo, há mudança de hora e entramos no horário de verão em 2017

Não se esqueça de mudar a hora já no próximo domingo, dia 25 de março de 2017. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às 00h00 locais. E entramos no horário de verão, que em 2017 vigora até 29 de outubro.

Neste domingo, dia 25 de março, muda a hora e entramos no horário de verão. Quando for 1h00 em Portugal Continental, deve acrescentar 60 minutos e colocar o relógio nas 2h00.

Na Região Autónoma da Madeira, a alteração é feita à mesma hora que no Continente.

No entanto, em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma dos Açores é diferente, assim: esta correção ocorre às 00h00, passando os relógios dos açorianos para a 1h00.

Em 2017, o chamado ‘horário de verão’ vigorará até às 2h00 do dia 29 de outubro.

O “Daylight Savings Time” (DST), o chamado “horário de verão”, surgiu após a I Guerra Mundial, em 1916, com o objetivo de aumentar o tempo de luz do dia.

Em 1973, durante a crise do petróleo, o horário de verão foi recuperado e viria a transformar-se em diretiva europeia em 1981.

Há estudos que defendem a adoção permanente do horário de verão. Isto significaria que, nessa altura do ano, os relógios nunca mais seriam alterados.

Segundo os defensores da tese, os benefícios – no hemisfério norte, onde esses estudos foram realizados – sentir-se-iam na saúde e no meio ambiente.

No horário de inverno, a poluição aumenta e os resíduos energéticos são maiores. Mas não é tudo: durante a vigência do horário de verão, as pessoas sentem-se mais felizes.

A partir de domingo, o meio ambiente será melhor defendido e os dias parecerão maiores.

Em destaque

Subir