Mundo

Nesta caneca estavam as jóias de uma vítima de Auschwitz, num fundo falso

caneca nazi

A descoberta foi feita durante o restauro de caneca exposta no museu de Auschwitz-Birkenau, na Polónia. Um fundo falso escondeu, desde a II Guerra Mundial, há mais de 70 anos, um anel e um colar. Foram as jóias que um judeu escondeu ao ser enviado para o infame campo da morte nazi.

A caneca com o colar e o anel de ouro fazia parte de um largo espólio de utensílios de esmalte (mais de 12 mil) que estão a ser restaurados.

“As jóias estavam muito bem escondidas, mas, com o passar do tempo, a caneca foi-se desgastando e o fundo falso separou-se”, explicou Hanna Kubik, a funcionária responsável pela descoberta do tesouro.

Piotr Cywinski, o diretor do museu, realçou que o infame campo de Auschwitz-Birkenau, onde terão morrido cerca de milhão e meio de pessoas, continua a revelar segredos mais de sete décadas após a libertação dos prisioneiros.

“As jóias escondidas provam que, por um lado, as vítimas sabiam que a deportação significava que iam ser roubadas e, por outro, que as famílias judaicas tinham um raio de esperança de que mais tarde viriam a reclamar os seus pertences”.

O diretor do museu acrescentou que os nazis ‘permitiam’ que os presos levassem alguns conteúdos quando eram deportados para os poderem confiscar, pelo que afirmavam tratar-se apenas de uma relocalização.

“Acreditando numa vida noutro lugar, as vítimas podiam levar uma pequena bagagem para os campos. Desta forma, os alemães acreditavam que, na mala, além de roupas e itens pessoais, os judeus levassem jóias e objetos de valor”, complementou.

O colar e o anel de ouro, que terão sido manufaturados na Polónia entre 1921 e 1931, serão classificados como património do museu (e guardados em segurança), dado que “não há pistas nos objetos que ajudem a identificar de quem são”.

Em destaque

Subir