Desporto

Nem Ronaldo, nem Messi: Pastore é “o mais excitante” para Cantona

O ‘enfant terrible’ do futebol elege Pastore como “o melhor futebolista do mundo”. “Não é piada”, assegurou Eric Cantona, argumentando que o argentino é “mais excitante” a jogar do que Ronaldo ou Messi. Apoiante de Figo, o francês criticou ainda as seleções de Espanha e Alemanha.

Aquele que para muitos foi o melhor jogador do mundo não escolheria nem Cristiano Ronaldo, nem Lionel Messi como ‘sucessor’. Para Eric Cantona, o ‘enfant terrible’ do então poderoso Manchester United, quem tem “o jogo mais excitante” é Javier Pastore, o argentino que representa o PSG.

“Não é piada”, garantiu Cantona, numa entrevista conjunta a vários jornais espanhóis, argumentando: “Para mim, o melhor futebolista do mundo, o que tem o jogo mais excitante, é o Pastore, do PSG. É alguém muito especial. É o futebolista mais criativo que existe”.

“É absolutamente melhor”, reforçou: “Nem CR7, nem Messi. Assisti a duas partidas do Pastore e é um jogador especial. Surpreende em qualquer momento. Não é só por marcar golos, surpreende pelos passes e movimentos que faz”.

Do individual para o coletivo, Eric Cantona aproveitou a oportunidade para mandar umas farpas às duas seleções que têm dominado o futebol mundial nos últimos anos: a Espanha, agora em fase descendente, e a Alemanha, graças aos ‘alemães’ da imigração.

“Dedicaram-se a pegar em bons bons jogadores. Para isso foi fundamental utilizarem a imigração. Começaram a surgir grandes jogadores de origem polaca ou turca, por exemplo. É isso que os torna especiais”, salientou o francês, comentando a seleção alemã.

Quase de seguida, a espanhola, perdão, a seleção “da Catalunha”: “Não foi a Espanha que ganhou o Mundial, foi a Catalunha. Ganhou a Catalunha, ganhou o Barcelona. A realidade é que havia grandes jogadores catalães na seleção e agora estão a apagar-se. Não podes comprar jogadores para a seleção, como fazem os grandes clubes espanhóis”.

Já que se referiu aos “grandes clubes espanhóis”, Cantona declarou apoio ao Real Madrid na Liga dos Campeões, prova em que vai defrontar o vizinho e rival Atlético: “O Real é favorito na ‘Champions’. Sou adepto do Real e, naturalmente, vejo-o como favorito. Mas o Bayern Munique”, que joga amanhã com o FC Porto, “também está muito forte”.

A antiga glória do Manchester United foi também confrontada com as eleições para a presidência da FIFA, declarando-se apoiante de Luís Figo pelo mesmo motivo porque apoiou o francês Platini na corrida para a UEFA: “Apoio qualquer pessoa que tenha jogado futebol. Não creio que Blatter tenha jogado. Figo jogou e Platini também, não?”

Eric Cantona

Em destaque

Subir