Além de ambas ficarem proibidas da venda de alguns smartphones, terão ainda de se indemnizar uma à outra. Decisão foi conhecida esta sexta-feira.
Um tribunal da Coreia do Sul proibiu esta sexta-feira a Apple e a Samsung de venderem alguns dos seus modelos de smartphones e tablets naquele país. Trata-se de uma guerra que dura há anos, um pouco espalhada por todo o mundo, e que já motivou decisões favoráveis para ambas.
Agora, os juízes acabam por prejudicar igualmente ambas. Assim, a Apple fica proibida de vender, naquele país, os modelos iPhone 3GS e 4, assim como os tablets iPad 1 e 2. Já a Samsung, terá de retirar do mercado o seu Galaxy S2.
Para além desta decisão, existem ainda multas para as duas. A Apple terá de indemnizar a sul coreana em perto de 30 mil euros. Já a Samsung paga cerca de 17 mil à companhia norte-americana.
Na base desta decisão do tribunal da Coreia do Sul estão violações de patentes por parte das duas empresas. Por outras palavras, Apple e Samsung infringiram a lei, uma prejudicando da outra. Na verdade, esta é uma guerra que não promete ficar por aqui. De caso em caso, ora sai a Apple vencedora, ora as decisões invertem-se a favor da Samsung.
Em julho, um tribunal britânico decidiu a favor da norte-americana, num processo em que a empresa liderada por Tim Cook acusava a sul-coreana de copiar o design do iPad nos seus modelos de tablet. Segundo o juiz, a linha Galaxy “não é tão fixe” em relação à concorrente (saiba mais aqui).