Nas Notícias

Navio-escola Sagres assinala meio século ao serviço da Marinha

navio_escola_sagresO Navio-escola Sagres vai comemorar 50 anos no próximo dia 8 de fevereiro. Ao longo de meio século ao serviço da Marinha Portuguesa, o ‘Embaixador Itinerante’ foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, já percorreu uma distância equivalente a três voltas ao mundo.

O dia 8 de fevereiro marca os 50 anos do Navio-escola Sagres, uma embarcação com história, que vai merecer um programa de celebrações, entre os dias 4 e 12. Atracado no cais de Alcântara, vai abrir-se aos cidadãos, para diversas ações culturais.

O navio que já se chamou ‘Albert Leo Schlageter’ e ‘Guanabara’ foi adquirido pela Marinha portuguesa em 1961 e desde então tem servido Portugal, para dar lugar à antiga ‘Sagres’, que não dispunha de condições para prosseguir as viagens de instrução programadas.

Portugal investiu 150 mil dólares no Sagres, que herdou símbolos e o próprio nome, navegando, desde então, por 60 países, numa distância equivalente a três voltas ao mundo. A 8 de fevereiro de 1962, içou a bandeira nacional pela primeira vez.

Desde essa data, o Navio-escola Sagres tem garantido a formação de futuros oficiais da Armada, concedendo a vertente prática, depois da formação académica. O Sagres realizou mais de 150 viagens, 385 visitas a portos, com cerca de 600 mil milhas navegadas, e ganhou o título de ‘Embaixador Itinerante’ de Portugal.

O Sagres é o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas e é identificado pelas velas que ostentam a cruz da Ordem de Cristo.

Em destaque

Subir