Ciência

Nave à deriva despenha-se na Terra após falhar missão (com vídeo)

Espaco_Terra_900

Como previsto, a nave espacial que estava à deriva no espaço desintegrou-se ao despenhar-se na Terra, nesta sexta-feira, no Oceano Pacífico, após falhar uma missão, na Estação Espacial Internacional (ISS). Um vídeo mostra o momento em que a nave russa se aproxima, em movimentos de rotação, totalmente descontrolada. Veja as imagens.

De acordo com um comunicado da agência espacial russa, “a nave entrou na atmosfera e desintegrou-se, na parte central do Oceano Pacífico”. Eram 5h04 em Moscovo.

“A aeronave Progresso M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscovo (3h04 horas em Lisboa), a 8 de maio de 2015. Entrou na atmosfera sobre a parte central do Oceano Pacífico”, revela o comunicado da agência espacial russa Roscosmos.

Foi o fim precoce e inesperado da missão, por parte da Progress, utilizada em missões do género há mais de três décadas. São um dos maiores motivos de orgulho da indústria espacial russa e em cerca de 35 anos só haviam registado um incidente.

Recorde-se que a nave não tripulada (Progress M-27M, da Rússia), ficou fora de controlo logo depois da partida, na semana passada. Tinha como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), mas desintegrou-se nesta sexta-feira de madrugada, logo depois de regressar à atmosfera terrestre.

O lançamento ocorrera no passado dia 28 de abril, da base de Baikonur, localizada no Cazaquistão. Porém, logo após a partida, foi perdido o controlo do aparelho e a Progress falhara a missão, de abastecimento do ISS – a bordo, seguiam combustível, alimentos, oxigénio e outros equipamentos.

Este vídeo mostra o movimento de rotação captado a partir da nave espacial, no momento em que se aproxima da Terra.

Em destaque

Subir