Nas Notícias

Naufrágio na Coreia: Veja o resgate de uma menina com 6 anos

naufragio na coreia Kwon Ji-yeon foi resgatada com vídeo do navio que, na terça-feira à noite, naufragou no mar da Coreia do Sul. Os pais e o irmão desta menina com 6 aos continuam desaparecidos, mas um um tio já se identificou para tomar conta da criança. Há ainda 287 desaparecidos.

A corrida contra o tempo na Coreia do Sul já permitiu uma vitória: Kwon Ji-yeon, de 6 anos, foi resgatada com vida do navio “Sewol”, que, na noite de terça-feira, naufragou na costa sudoeste do país, quando rumava à ilha de Jeju.

O primeiro balanço aponta para que Kwon Ji-yeon, cujo resgate foi filmado, seja uma dos 179 sobreviventes, enquanto os pais e o irmão estão entre os 287 desaparecidos. Estão confirmadas, até ao momento, nove vítimas mortais.

Ao todo, o ‘ferry’ transportava 475 pessoas, com 325 a serem estudantes.

Kwon Ji-yeon foi evacuada para o hospital, onde os médicos confirmaram não ter lesões externas.

O vídeo do resgate permitiu a um homem identificar-se como tio da menina, devendo assumir a guarda da criança até que seja apurado o que aconteceu com os pais.

As autoridades continuam a lutar contra o tempo para encontrar mais sobreviventes.

Mudança de rumo?

Segundo as últimas informações da Guarda Costeira, o “Sewol”, que largara de Incheon, terá saído do rumo predefinido, mas com uma manobra brusca, ao invés de ‘curvar’ gradualmente.

Essa manobra poderá ter estado na origem do incidente. Os peritos estão convencidos que a movimentação da carga terá desequilibrado o navio, aumentando o risco do casco embater numa rocha submersa.

Os relatos dos sobreviventes coincidiram num estrondo registado por volta das 9h00 (1h00 de quarta-feira em Portugal continental), com o ‘ferry’ a afundar-se lentamente nas horas seguintes.

O número de desaparecidos poderá levar o “Sewol” a superar o ‘recorde’ de 1993, quando morreram 292 pessoas num outro naufrágio.

Em destaque

Subir