Mundo

Naufrágio mata dezenas de imigrantes que tentavam entrar na Europa de forma ilegal

naufragio russiaNaufrágio na costa da Turquia provoca a morte a 58 imigrantes ilegais, entre as quais mulheres e crianças, no Mar Egeu, perto da cidade de Esmirna. O barco de pesca transportava mais de 100 pessoas, de nacionalidade árabe, que tentavam entrar em solo europeu de forma ilegal. Há pelo menos 45 pessoas retiradas das águas com vida.

De acordo com a imprensa turca, há 58 mortos confirmados, vítimas de um naufrágio que ocorreu hoje, na costa oeste da Turquia. Além das vítimas, há ainda pessoas desaparecidas, de acordo com as autoridades locais. O vice-governador de Esmirna, Ardahan Totuk, revela que foram resgatadas das águas 45 pessoas com vida.

Este acidente resulta de uma tentativa frustrada de entrada na Europa, por parte de imigrantes ilegais – de nacionalidade síria e iraquiana – que seguiam a bordo da embarcação, sem condições de segurança. Entre as vítimas, há mulheres e crianças, que seguiam na embarcação.

O capitão da embarcação é um dos sobreviventes e vai agora ser interrogado, nas investigações ao acidente. As causas do naufrágio estão por apurar, mas as autoridades suspeitam de que as condições de segurança no transporte destes imigrantes naquele barco pesqueiro não estavam garantidas. As buscas prosseguem, sendo que o número de mortos deverá aumentar.

A agência de notícias Dogan adianta que a causa do acidente poderá estar relacionada com o embate do barco contra um recife localizado a cerca de 50 metros da costa turca. No porão do barco, no momento do embate, as crianças e mulheres estariam na zona do porão, para se conseguirem proteger do frio que se fazia sentir.

Em destaque

Subir