Nas Notícias

Nau de Colombo, alegadamente descoberta no Haiti, continua por encontrar

nau do colombo Meses depois de um mergulhador ter anunciado a descoberta da ‘Santa Maria’, a nau com que Cristóvão Colombo chegou à América do Norte, a UNESCO garante que os destroços encontrados junto ao Haiti não pertencem ao histórico navio. “Há provas irrefutáveis”, dizem os especialistas.

Onde está a ‘Santa Maria da Imaculada Conceição’, a nau mercantil que liderou a expedição de três navios com que Cristóvão Colombo chegou pela primeira vez à América do Norte?

Em maio, o mergulhador norte-americano Barry Clifford garantia ter descoberto os destroços do navio junto ao Haiti, entusiasmando os historiadores.

Ontem, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) arrefeceu os ânimos: “Há provas irrefutáveis” de que os destroços encontrados por Clifford não pertencem à ‘Santa Maria’.

“Há provas irrefutáveis de que os destroços pertencem a uma embarcação de um período muito mais tardio”, concluiu a equipa de especialistas que, entre 9 a 14 de setembro, mergulhou nas águas do Haiti para estudar o achado.

De acordo com os peritos, liderados pelo espanhol Xavier Nieto Preto, a nau encontrada foi construída mediante uma técnica que remonta ao final do século XVII e início do século XVIII, refere a AFP.

Ora, foi em 1942 que a ‘Santa Maria da Imaculada Conceição’, a ‘Nina’ e a ‘Pinta’ atingiu a ilha de São Salvador, no arquipélago das Bahamas.

No comunicado, a UNESCO acrescenta que os destroços foram encontrados demasiado afastados da linha de costa, não coincidindo com os registos da época.

Esses dados reportam o naufrágio da ‘Santa Maria’ a norte do Haiti, na noite de Natal de 1492, alegadamente após encalhar num recife ou num banco de areia.

Mantém-se, como tal, a dúvida: Onde está a ‘Santa Maria da Imaculada Conceição’?

Em destaque

Subir