Tecnologia

Natal no espaço? Avaria na ISS deixa astronautas de prevenção

iss 210iss bigUma avaria no sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional pode obrigar dois dos seis astronautas a passarem, literalmente, o Natal no espaço. Há duas saídas previstas, mas se os problemas não forem reparados terá de haver uma terceira no dia 25 de dezembro.

O Natal deste ano pode ser espacial (é mesmo assim, não é especial) para os seis astronautas que estão a trabalhar e residir na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional). Uma avaria com uma válvula originou problemas no sistema de refrigeração e vai obrigar a duas saídas para reparar a situação. Se for necessária uma terceira intervenção, já há dia reservado: 25 de novembro.

No sábado, Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão sair da ISS para substituir a bomba de refrigeração danificada, anunciou hoje a NASA. A resolução do problema continua na segunda-feira, com a segunda saída. O porta-voz do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, Josh Byerly, referiu que os astronautas “vão tentar acabar a reparação em duas saídas” e que, se for necessária uma terceira, irá ocorrer no dia de Natal.

“Os astronautas da NASA Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão remover um módulo de bombeamento que contém uma válvula defeituosa. Eles vão substituí-lo por uma peça sobressalente que está armazenada numa plataforma no compartimento de carga externo”, pormenorizou a agência espacial dos EUA, em comunicado.

A avaria foi detetada a 11 de dezembro, mas como não compromete a saúde da tripulação a NASA optou por programar com calma as operações de reparação. Para já, a ISS utiliza o segundo (e alternativo) sistema de arrefecimento de equipamentos electrónicos, que funciona à base de amoníaco.

Com estas operações, a agência espacial norte-americana adiou o início do abastecimento regular da ISS pela companhia privada Orbital Sciences, que deveria arrancar ainda este ano.

Em destaque

Subir