Desporto

Natação: Setúbal organiza qualificação olímpica

natacao aguas abertasA FINA decidiu atribuir a Setúbal a maratona de águas abertas de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016. Numa organização conjunta entre Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal, a prova, de 10km, vai realizar-se em junho de 2016.

A cidade do Sado voltará a receber a elite mundial de nadadores de águas abertas, à semelhança do que aconteceu em 2012 quando acolheu a qualificação olímpica para os Jogos de Londres, em que o tunisino Oussama Mellouli e a húngara Eva Rizstov viriam a sagrar-se campeões olímpicos.

“É com grande satisfação que recebemos a resposta do bureau da FINA à nossa candidatura à organização do qualifying olímpico para o Rio 2016, atribuída à FPN e a ser realizada em Setúbal. A FINA considerou que a FPN possui as condições ótimas em termos logísticos, competitividade e de organização locais para assumir esta grande responsabilidade. Tal como 2012, cabe à FPN e à Câmara Municipal de Setúbal organizar esta tão importante competição que apurará os nadadores de águas abertas para os Jogos do Rio de Janeiro”, afirmou António José Silva, presidente da FPN.

Maria das Dores Meira, presidente da autarquia, considera que a “cidade de Setúbal foi selecionada pela FINA, entre diversas cidades candidatas, quer devido à sua beleza e enquadramento natural, quer sobretudo devido à elevada qualidade e segurança organizativa revelada nas sete edições da Taça do Mundo e na organização do qualifier para os Jogos Olímpicos de Londres”, realçando que os dez quilómetros da FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016 “serão percorridos numa das mais belas baías do mundo”.

Os atletas que vão participar na maratona aquática nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm apenas duas provas de qualificação, mais concretamente os Mundiais de Kazan (Rússia) em agosto de 2015 e Setúbal em junho de 2016.

Antes da prova de qualificação olímpica, Setúbal recebe, a 27 de junho de 2015, uma etapa do circuito mundial da FINA, “10 Km Marathon Swimming World Cup”, competição que se mantém no Sado pelo menos até 2017.

Em destaque

Subir