Desporto

Natação: Portugal no Europeu de piscina curta para melhorar resultados

jose m borges 210jose m borges bigDepois de seis finais e oito meias-finais no Europeu de 2012, Portugal quer fazer melhor no Europeu de piscina curta, que se realiza entre 12 e 15 de dezembro na Dinamarca.

A Seleção Nacional Absoluta, que vai participar no Campeonato da Europa de piscina curta, em Herning, na Dinamarca, entre os 12 e 15 de dezembro, tem como objetivo “superar os resultados obtidos na edição anterior”, refere o diretor-técnico nacional (DTN), José Manuel Borges.

A equipa portuguesa é composta por Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense), Ana Rodrigues (FC Porto), Alexandre Agostinho (Portinado), Alexis Santos (Sporting), Carlos Almeida (Cardinal Aquatics), Diogo Carvalho (Galitos), Pedro Oliveira (Cardinal Aquatics) e Vasco Gaspar (SFUAP).

“Estivemos em seis finais e oito meias-finais no Europeu de Chartres em 2012 e estabelecemos nove recordes nacionais absolutos. Em Herning, o objetivo passa por superar esses resultados e garantir uma consistência que permita preparar o próximo Europeu de piscina longa em Berlim, no mês de agosto, e encarar essa competição com ambições elevadas”, afirma o responsável técnico.

Para o DTN, esta competição poderá “promover um crescimento competitivo para conduzir à obtenção dos objetivos já traçados para o final deste ciclo olímpico”.

Por sua vez, a nadadora Ana Catarina Monteiro, estreante em Europeus, a par de Vasco Gaspar, quer “agarrar ao máximo esta oportunidade e melhorar as marcas pessoais” nos 100m e 200m mariposa.

“Esta participação é algo que vinha a procurar há algum tempo e que não tinha conseguido por marcas ligeiramente acima ou fora do prazo. O facto de ser estreante vai-me fazer subir a adrenalina e espero, por isso, superar-me a mim mesma”, frisa a atleta do Fluvial Vilacondense.

Na história de participações em Europeus de piscina curta, Portugal conquistou duas medalhas, ambas por José Couto na edição de 1999, na piscina do Jamor, de prata nos 200m bruços e de bronze nos 100m bruços.

As provas realizam-se no Multiusos de Herning (Jyske Bank Boxen) com capacidade para receber 12.500 espetadores. As eliminatórias iniciam-se às 08h00 e as finais às 15h30 (hora portuguesa).

Em destaque

Subir