Mundo

Nasceu na Ucrânia um bebé com o ADN de três pessoas

Já começaram a nascer os bebés com o ADN de três pessoas. Este foi na Ucrânia porque os seus pais são inférteis.

Não é a primeira vez que nasce um bebé com o ADN de três pessoas. Na realidade, é a segunda vez que acontece.

O primeiro bebé que nasceu com estas condições ocorreu no México, para evitar doenças genéticas.

Neste caso, o bebé que nasceu em Kiev, na Ucrânia, foi submetido a esta técnica devido à infertilidade dos pais. Este método permite que existam três doadores para a conceção do bebé, o que torna este caso diferente do bebé do México.

A menina, que nasceu a 5 de janeiro deste ano, é considerada a “segunda bebé moderna, de três pais” do mundo. O método utilizado para conceber a menina consistiu na fertilização do óvulo materno com o esperma do seu companheiro. De seguida, foram transferidos os genes, que foram combinados, para um ovo retirado de uma doadora.

Assim, a bebé tem a identidade genética dos seus pais, bem como uma pequena quantidade do ADN da segunda mulher, que doou o óvulo.

Esta técnica foi desenvolvida para ajudar as mulheres que correm o risco de ter bebés que não sejam saudáveis, devido a transtornos genéticos graves. Para evitar que tal aconteça, é recolhido um óvulo de uma mulher que seja saudável, juntamento com um óvulo de uma mulher que tenha alguma doença genética e que queira ser mãe.

Neste caso, a clínica de fertilidade Nadiya, em Kiev, recorreu a esta técnica para ajudar um casal infértil e não um casal que tinha uma doença genética, como aconteceu com o bebé do México.

Valery Zukin, o médico que acompanhou este caso ucraniano, diz que para além deste casal, existe um outro que espera ter um bebé nas mesmas circunstâncias, em março deste ano.

Em destaque

Subir