Mundo

Nasce consórcio da Google e da Sanofi para combater a diabetes tipo II

Está criada uma joint-venture entre a Google (através da filial Verily Life Sciences) e o grupo farmacêutico Sanofi, para ajudar doentes com diabetes tipo II. A Onduo, assim se chama este projeto, tem como objetivo juntar a tecnologia à medicina para melhorar a “desenvolver soluções” que ajudem as pessoas com esta doença.

Através da sua filial Verily Life Sciences, a Google juntou-se à Sanofi, para darem origem à Onduo, uma joint-venture que quer melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes. É mais um passo do gigante da Internet na área da saúde.

Ver a Google inserida em projetos de cuidados de saúde, sempre com a vertente tecnológica como base para o avanço da medicina, não é dado novo. Desta vez, através da Verily Life Sciences, a Google une-se ao grupo farmacêutico francês Sanofi, para oferecer serviços que ajudem doentes com diabetes tipo II.

Uma nota conjunta emitida pela Google e pela Sanofia – citada pela agência Lusa –explica qual o objetivo desta nova joint-venture: “Ajudar as pessoas com diabetes a viver plenamente com saúde”.

A missão para a qual as duas empresas se uniram vai desenvolver “soluções globais que combinam instrumentos, programas informáticos, cuidados médicos e profissionais para permitir uma gestão simples e inteligente da doença”.

O objetivo passará, a curto prazo, centrar atenções também nos doentes com diabetes tipo I. Em paralelo, o projeto prevê olhar a prevenção em pessoas que apresentem riscos de padecer da doença.

A Onduo terá sede em Cambridge, perto de Boston, nos EUA. Terá como presidente Joshua Riff, que tem no currículo experiência como gestor e que ocupou o cargo de vice-presidente de um empresa ligada a serviços de saúde.

Refira-se que a diabetes é uma doença que apresenta cada vez maior número de pacientes em todo o mundo. Nos últimos anos, a prevalência está a aumentar, segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS).

diabetesPortugal não está fora desta regra. Cerca de 10 por cento da população portuguesa sofre de diabetes. Morrem, no nosso país, cerca de 12 pessoas por dia, em média, vítimas desta doença.

Entre os 387 milhões de diabéticos que existem em todo o mundo, um milhão são portugueses, de acordo com os dados mais recentes do Observatório Nacional da Diabetes.

A diabetes, avança a OMS, tem vindo a conhecer um aumento alarmante de casos por todo o mundo, apesar de todas as campanhas de prevenção e sensibilização.

Em destaque

Subir