Cultura

NASA volta a escolher imagem de astrofotógrafo português para ‘Foto do dia’

foto do dia nasa

Pela segunda vez, a NASA destaca uma imagem de Miguel Claro. Na terça-feira, a ‘Foto do dia’ no site da agência espacial norte-americana foi o arco-íris de luminescência fotoquímica que o astrofotógrafo português registou na ilha do Pico, nos Açores.

O fenómeno, salientou o próprio Miguel Claro, ocorre com raridade. Este arco-íris de luminescência fotoquímica reflete as em ondas gravíticas (oscilações) da atmosfera.

Em declarações à Lusa, o astrofotógrafo explicou que estava a passear na encosta da montanha do Pico, na ilha do Faial, à noite, para tentar registar imagens da Via Láctea.

Decompondo o arco-íris, as ‘listas’ vermelhas serão formadas, provavelmente, por moléculas de hidroxilo (um átomo de hidrogénio e um de oxigénio) que se encontram a 87 quilómetros de altura e estimuladas pela luz ultravioleta do Sol, de acordo com a legenda da NASA.

Já as tonalidades laranja e verde serão causadas por átomos de sódio e oxigénio, ligeiramente a uma maior altitude.

Na parte central, atravessando a imagem na vertical, encontra-se uma banda com muitos pontinhos brancos: é a Via Láctea (a galáxia onde se localiza a Terra).

Em baixo, na linha do horizonte, encontra-se recortada a ilha do Faial, projetando iluminação sobre o oceano Atlântico.

Saliente-se que o satélite NOAA, da NASA, também capturou este fenómeno celeste.

Segunda ‘Foto do dia’

Esta é a segunda vez que uma imagem de Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva, é salientada como a ‘Foto do dia’ pela NASA.

A agência norte-americana tinha publicado, em maio, o par de fotos sobre a precessão do eixo da Terra, registadas no Castelo de Mourão (Alentejo), em abril.

A imagem foi registada com uma técnica que revela a estrela Vega, que dentro de 12 mil anos será a nova estrela polar (por causa do desvio do eixo de rotação da Terra).

Mais partilhadas da semana

Subir