Tecnologia

NASA volta a Marte em 2020 com o objetivo de preparar ‘colonização’

marte 1MarteAgência espacial norte-americana vai arrancar com novo projeto de exploração do Planeta Vermelho. Objetivos principais passam por preparar a chegada dos humanos nos anos seguintes e continuar à procura de pistas que comprovem a possibilidade de existência de vida.

A NASA confirmou esta semana que em 2020 vai efetuar nova expedição a Marte.

Segundo os responsáveis pela agência espacial norte-americana, esta nova missão tem dois objetivos principais – continuar à procura de indícios que possam comprovar a existência de vida no Planeta Vermelho, e preparar a chegada dos humanos nos anos seguintes.

O robô ‘Curiosity’ revelou este ano dados interessantes sobre o solo e a superfície do planeta, algo que motiva a NASA a preparar nova missão para 2020. A agência irá inclusive utilizar um veículo idêntico para a recolha de dados no terreno.

E se para 2020 a NASA pretende preparar a ‘colonização’, existem já outros projetos que se preparam para dar esse mesmo passo.

O Mars One, apresentado em abril de 2013, quer colocar 24 pessoas no Planeta Vermelho, num género de ‘reality show’. O programa abriu já as candidaturas e os candidatos serão escolhidos até 2016. Seguem-se cinco anos de treino exaustivo, estando a viagem a Marte marcada para 2021.

O programa está a cargo de uma organização holandesa, sem fins lucrativos, que garantiu no entanto já o financiamento de cerca de 4,7 mil milhões de dólares.

Em destaque

Subir