Ciência

NASA treina adolescente de 17 anos para ser a primeira a pisar Marte

Alyssa Carson sonha ser astronauta desde os 3 anos de idade. Atualmente, com 17, está a ser treinada pela NASA para realizar uma missão nunca antes feita por um ser humano, em Marte.

Em 2033, quando Alyssa tiver 32 anos, vai partir para Marte onde, durante quatro anos, deverá cultivar alimentos, realizar experiências científicas e procurar sinais de vida.

A história, revelada pela imprensa britânica, dá conta de uma paixão pela área desde os 3 anos, quando Alyssa viu um episódio de uma série infantil que tinha como assunto o planeta Marte.

“Este planeta vermelho é tão fixe”, conta.

“Comecei a ver vídeos de robôs a pousar em Marte. Tinha uma mapa gigantesco de Marte no meu quarto para poder observar. Começamos a comprar telescópios para podermos olhar para o espaço”, lembra Alyssa.

A paixão pelo espaço, nomeadamente pelo planeta Marte, acompanhou Alyssa à medida que ia envelhecendo.

Aos 7 anos, frequentou um acampamento espacial, tendo regressado em 18 ocasiões. Aos 12, tornou-se na primeira pessoa a ir a cada um dos três campos espaciais da NASA, em Huntsville, Alabama (EUA), em  Quebec, no Canadá  e Izmir, na Turquia.

“Eu fiz as mesmas coisas que as outras crianças, como mudar de ideias relativamente à profissão que queria ter, quis ser professora ou presidente, um dia. Mas o caminho que sempre tracei para a minha vida foi tornar-me astronauta, ir a Marte, e só depois ser professora ou presidente”, conta.

A idade é um impedimento à candidatura de Alyssa para ser astronauta, mas a NASA está a trabalhar com ela para aumentar as suas hipóteses de sucesso.

A adolescente divide os treinos um pouco por todo o mundo. Uma das condições para que a missão possa ser realizada é o facto de Alyssa não poder ter uma relação amorosa que inviabilize o envio para Marte.

“A ideia de ter uma família é algo que a NASA quer que deixe para quando regressar da missão. É um lugar onde nunca estivemos e é uma missão perigosa”, refere.

Em destaque

Subir