Tecnologia

Nasa: Robô Curiosity pousa em Marte e parte à conquista do Planeta Vermelho

robo curiosityDe acordo com a Nasa, o robô Curiosity pousou em Marte na manhã desta segunda-feira, numa aterragem que correu da melhor forma. Efusivos festejos resultaram desta ‘conquista’ do Planeta Vermelho, numa missão que Obama classifica de “um feito tecnológico sem precedentes”.

O relógio apontava para as 6h31 em Lisboa quando o robô Curiosity tocou na superfície de Marte, segundo informações divulgadas pela agência espacial norte-americana. Foi o culminar de uma viagem de oito meses, com 560 milhões de quilómetros percorridos.

Aterrar com sucesso no Planeta Vermelho era uma missão muito difícil, daí que o momento tenha sido celebrado intensamente. “Trata-se de um feito tecnológico sem precedentes, um orgulho nacional”, realçou o Presidente dos EUA, Barack Obama.

“Os Estados Unidos fizeram uma vez mais história”, sublinhou Obama, pouco tempo depois de o Curiosity ter tocado a superfície de Marte e de, em Pasadena, Los Angeles, no Jet Propulsion Laboratory ter sido assinalado o sucesso da aterragem do robô.

A manobra de aterragem do Curiosity durou cerca de sete minutos a ser consumada, sendo que, assim que tocou o solo, o robô começou a enviar as primeiras imagens de Marte. É o início de uma missão que deverá durar cerca de dois anos.

A Nasa colocou no seu site oficial essas primeiras imagens das câmaras do Curiosity, ainda que essas fotografias captadas pelo robô tenham baixa resolução, já que servem apenas para consulta dos cibernautas. Uma das imagens mostra a superfície do planeta, com a sombra do robô Curiosity.

O Curiosity parece estar a inverter o cenário de insucessos repetidos na maioria das missões da Nasa a Marte. Este robô – que pesa mais de 900 quilogramas, gem 2,8 metros de largura e 2,1 metros de altura – é o maior engenho de sempre enviado ao Planeta Vermelho. Orçamento desta missão está avaliado em dois mil milhões de euros (2,5 mil milhões de dólares).

O robô está equipado com câmaras que recolhem imagens de alta resolução da superfície de Marte, sendo que tem, também, um equipamento de laser capaz de intervenções, entre as quais a recolha de amostras.

O objetivo desta missão é perceber se existe algum tipo de vida em Marte, daí que o robô tenha equipamentos que permitirão analisar eventuais presenças de moléculas de metano – gás que está associado à presença de vida nos ambientes onde é detetado.

Outro equipamento permitirá analisar o interior das rochas de Marte, para que o interior das rochas do planeta conte histórias sobre os seus antepassados.

A missão vai entrar na área da conquista marciana, depois de uma aterragem de sucesso. Está dado o primeiro passo para que a curiosidade humana sobre o Planeta Vermelho seja saciada. E o Curiosity não poderia ter nome mais adequado.

Em destaque

Subir