Mundo

Nasa presta homenagem a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua

neil armstrongA agência espacial norte-americana Nasa anunciou hoje que vai homenagear Neil Armstrong, o primeiro Homem a pisar solo lunar, a 20 de julho de 1969. Esta homenagem decorre na catedral de Washington, a 13 de setembro.

Treze de setembro será dia de homenagear Neil Armstrong, o primeiro Homem a pisar a Lua, que morreu no passado dia 25 de agosto, aos 82 anos. A agência espacial dos EUA organiza um tributo que contará com a presença de diversos astronautas da Nasa.

Neil Armstrong ficou célebre pelo seu feito, que o próprio resumiu com uma frase eterna, quando pisou a superfície lunar: “Um pequeno passo para o Homem e um grande passo para a Humanidade”.

A missão

Corria o ano de 1969 quando, a 20 de julho, a nave Apollo 11 pousa na Lua. A bordo, Neil Armstrong e Edwin Aldrin. A Apolo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a realizar uma aterragem na Lua, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

A missão cumpriu a meta proposta pelo Presidente John F. Kennedy, quando em 1962, perante o Congresso dos EUA, afirmou: “Esta nação deve comprometer-se a alcançar a meta de colocar um homem na Lua, antes do final da década [de 1970], e trazê-lo de volta à Terra, em segurança”.

A nave foi lançada do Cabo Canaveral, na Florida, a 16 de julho, perante centenas de milhares de cidadãos, que foram atraídos pela enorme missão norte-americana. Encheram-se estradas e campos, à volta do centro espacial, sendo que milhões de pessoas, através da televisão, acompanharam, em todo o mundo, a histórica missão de oito dias, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

Os astronautas colocaram uma bandeira dos EUA, como homenagem ao país e prova da presença humana. “Foi um pequeno passo para o Homem e um grande salto para a Humanidade”, afirmou Neil Armstrong. A Nasa pretende recordar o feito e homenagear o homem, com a sua morte bem recente na memória.

Em destaque

Subir