Tecnologia

NASA: Mercúrio intriga cientistas, que esperam encontrar água (vídeo)

Primeiras imagens de Mercúrio intrigam os cientistas da NASA, que não compreendem a existência de sombras onde o Sol não brilha. A descoberta de água no planeta pode ser o passo seguinte.

A NASA exibiu ao mundo as primeiras imagens captadas pela Mercury Messenger, que esteve durante um ano a fotografar o planeta Mercúrio.

A primeira foto – uma cratera brilhante – foi tirada na terça-feira. Até o final do dia de hoje, serão criadas mais 1500 fotografias, sendo que a NASA prevê recolher 75 mil no próximo ano.

“Este é o último dos planetas clássicos, conhecidos por astrónomos do Egito, Grécia, Roma e do Extremo Oriente, cativando a atenção há milénios”, realça o investigador Sean Solomon, da Carnegie de Washington.

No entanto, apesar de cativar os astrónomos há milénios, só agora a ciência chegou mais além.”Nós, agora, estamos lá”, refere Solomon. Mercúrio foi visto de perto, nas últimas décadas, através das sondas da NASA Mariner 10, em 1970, e pelo Messenger, nos últimos três anos.

As sombras das crateras próximas dos polos de Mercúrio “são particularmente intrigantes”, segundo os cientistas, uma vez que, ali, o Sol nunca brilha. Os cientistas esperam ainda que a Messenger encontre água congelada, nesses polos.

A Messenger chega assim ao seu destino final, depois de seis anos e meio no interior do sistema solar. A nave vai também medir emissões de neutrões, raios-X e raios gama, que permitem aos cientistas compreender quais os minerais que estão na superfície de Mercúrio.

A agência espacial tem enviado sondas a cinco planetas – Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno – e prevê colocar uma nave na órbita de Urano e Neptuno, nas próximas décadas.

A NASA desenvolve ainda a missão New Horizons, que prevê que uma nave explore Plutão em 2012. No entanto, este já não é reconhecido como planeta.

https://www.youtube.com/watch?v=Ue8Q9tX_ojg

Em destaque

Subir