Tecnologia

NASA: Cápsula privada Dragon já está a caminho da Estação Espacial Internacional

dragon_falcon9_1‘À boleia’ do foguetão Falcon 9, primeira cápsula espacial privada já entrou na órbita terrestre e está neste momento a caminho da Estação Espacial Internacional (EEI). Missão pode no futuro abrir a porta para visitas ao espaço a astronautas privados.

Esta terça-feira, por volta das 08h45 de Lisboa, fez-se história no que toca missões espaciais. A Dragon, uma cápsula de uma empresa privada, foi lançada do Cabo Canaveral, no sudoeste do estado norte-americano da Flórida.

O aparelho não tripulado, pertence à empresa SpaceX, que efetuou um acordo com a NASA na ordem dos 1.600 milhões de dólares, é o primeiro de uma companhia privada a visitar a Estação Espacial Internacional, onde deve chegar na próxima sexta-feira, dia 25 de maio.

Nos próximos quatro anos serão efetuadas um total de 12 missões. O objetivo é fazer o intercâmbio de material de investigação entre a EEI e a NASA, assim como de alimentos e outro tipo de recursos.

Também no setor privado, a NASA fechou um acordo com a empresa Orbital Sciences Corporation, que irá construir uma outra cápsula capaz de fazer a viagem para a Estação Espacial Internacional.

Mas principalmente no caso da SpaceX, empresa privada responsável pelo lançamento da Dragon, esta terça-feira, pretende no futuro abrir outro tipo de possibilidade, enviado naves tripuladas com astronautas privados.

Em destaque

Subir