Ciência

NASA avisa que trovoadas estão cada vez mais na origem de incêndios

A NASA revelou um estudo, esta semana, onde destaca que as trovoadas estão cada vez mais na origem de grandes incêndios.

Face às alterações climáticas, grandes incêndios que atingiram o Alasca e o norte do Canadá, nos últimos anos, tiveram como causa as trovoadas.

“Descobrimos que não é apenas uma questão de mais fogos por causa das temperaturas elevadas. A realidade é mais complexa”, avisa Sander Veraverbeke, da Universidade de Amesterdão.

E acrescenta: “As temperaturas altas estão também a criar mais trovoadas. Os raios dessas trovoadas é o que tem criado muito mais fogos nestes eventos extremos recentes”.

O cenário, segundo os investigadores, tende a continuar nos próximos anos.

“Prevemos um aumento no número de trovoadas e, consequentemente, mais incêndios nas próximas décadas, resultado das alterações climáticas”, diz Brendan Rogers, coautor desta investigação.

Sander Veraverbeke, por sua vez, fala na ligação da trovoada com os incêndios.

“Descobrimos uma relação complexa entre clima, trovões, incêndios, carbono e florestas que pode rapidamente alterar a paisagem”, disse.

E finalizou: “É fundamental percebermos melhor estas relações para conseguirmos prever melhor a influência do clima nos incêndios, e dos incêndios no clima.”

As universidades da Califórnia e de Amesterdão analisaram os fogos que atingiram Canadá em 2014 e o Alasca em 2015.

Em destaque

Subir