Nas Notícias

“Não se pode ir adiando mais o inadiável”. Grandes incêndios como os de 2017 podem voltar a ocorrer

A tragédia de Pedrógão Grande e outros grandes incêndios como os de 2017 podem voltar a repetir-se, avisou o Observatório Técnico e Independente (OTI) criado pela Assembleia da República há três anos.

O aviso surge a cinco dias de se evocar o terceiro aniversário do incêndio de Pedrógão Grande, provocando a morte de 66 pessoas.

“Em 2017 quase todos afirmaram que as consequências que resultaram dos incêndios de junho e outubro desse ano não poderiam voltar a repetir-se.

Apesar das melhorias nalguns componentes do sistema não estamos seguros de que o país esteja suficientemente preparado para enfrentar eventos da mesma magnitude”, destacou o OTI, em comunicado.

A análise feita pelo OTI é arrasadora para o Governo, que nestes três anos após os grandes incêndios de 2017 poucas promessas cumpriu.

“Não se pode ir adiando mais o inadiável”, insistiu o OTI, salientando que “as variáveis determinantes permanecem sem alterações estruturais”.

Nas principais falhas apontadas pelo OTI constam “desadequado ordenamento, gestão florestal, recuperação de áreas ardidas e mitigação do risco”, assim como a “insuficiente formação e qualificação dos agentes”.

De acordo com o comunicado, “um longo caminho está ainda por fazer”, sendo que “o contexto de risco tende a agravar-se como resultado das mudanças na paisagem e das alterações climáticas em curso”.

Em destaque

Subir