Economia

“Não haverá eventos incontroláveis” a forçar a saída da Grécia da moeda única, garante Angela Merkel

angela merkel“Não haverá eventos incontroláveis” para a União Europeia, como uma eventual saída da Grécia da moeda única. A garantia foi deixada pela chanceler alemã Angela Merkel, hoje, para reforçar a vontade da Europa em dar “outra oportunidade” aos gregos para continuarem no euro.

A Grécia não vai sair da moeda única nem haverá qualquer situação a ocorrer contra a vontade política da União Europeia. A garantia foi deixada hoje pela chanceler alemã, Angela Merkel: “não haverá eventos incontroláveis”. A Alemanha quer os helénicos no clube do euro e fará o que for preciso para garantir que isso aconteça, mesmo alertando a Grécia de que resta “ainda muito trabalho para fazer”.

As declarações de Merkel, proferidas após a reunião com o Presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, surgem na sequência da última tomada de posição do ministro das Finanças alemão. Wolfgang Schäuble, em visita a Singapura, manifestara-se convicto que a Grécia será capaz de cumprir o acordo com a troika para controlar o défice, apesar da contestação tornada pública com a recente visita de Merkel a Atenas.

A Grécia tem de cumprir o acordado e vai cumprir, garantiu Merkel, admitindo que o Eurogrupo pode e deve dar “outra oportunidade” aos gregos para recupearem a economia.

Em destaque

Subir