Nas Notícias

Não há travões de emergência: Metro de Lisboa está há dois anos com falha

metro lisboa 1metro sem travõesUma falha nos freios eletromagnéticos, detetada há dois anos, tem feito com que os metros de Lisboa circulem sem travões de emergência. Este sistema de travagem foi desativado em 2012, refere o jornal I. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres não comenta o caso.

Os veículos do Metro de Lisboa estão a circular, desde 2012, sem travões de segurança. A notícia é hoje avançada pelo jornal I.

De acordo com o diário, o problema está numa falha nos freios eletromagnéticos, detetada ainda em 2012.

Foi devido a essa falha que a empresa terá desativado o sistema de travagem de emergência, o que motivou uma redução global da velocidade nos túneis, que baixou dos 60 para os 45 quilómetros por hora.

Citados pelo jornal, alguns especialistas referem que, sem travões de emergência, um maquinista não conseguirá imobilizar um comboio sem que três carruagens entrem na estação.

Com o sistema de freios funcional, apenas uma carruagem entraria na estação em caso de travagem de emergência.

A empresa, assegura o I, confirmou o problema, salientando que será resolvido nos próximos meses.

Já o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), ao qual cabe “assegurar a coordenação geral do sistema de transportes terrestres, promovendo e apoiando a implementação de estratégias que contribuam para a eficácia e segurança dos equipamentos”, continua sem explicar a situação, apesar de contactado há vários dias pelo mesmo jornal.

Em destaque

Subir