Nas Notícias

Não há risco de doenças tropicais em Portugal

e-coliO Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) informou que o risco de doenças tropicais como dengue, febre-amarela ou o vírus nilo ocidental é nulo em Portugal.

As amostras recolhidas em todas as regiões do país demonstraram que não foi detetada nenhuma espécie exótica invasora. O INSA tem analisado através da rede de vigilância de vetores (Revive), criada em 2008 e sediada no Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas, os mosquitos e carraças , causadores de doença. 

Para que existam casos de origem local de doenças de transmissão por vetores é necessário a presença de espécie de mosquito com capacidade e competência de vetor, o agente causador de doença, um hospedeiro vertebrado suscetível e condições ambientais propícias ao desenvolvimento do vetor e à sobrevivência dos agentes etiológicos. 

Assim se explica que apesar de detetada uma espécie de mosquito invasor, na Madeira, desde 2004, não tenham sido assinalados casos humanos.

O Instituto Nacional de Saúde acrescentou ainda que “não foram detetadas quaisquer situações ou sinais que justifiquem motivos de preocupação ou alarme”.

Em destaque

Subir